Release IQ

Professor da UFG é eleito membro da Academia Brasileira de Ciências

Em 04/01/22 17:00.

Boniek Gontijo Vaz foi eleito para a Região Minas Gerais e Centro-oeste

O professor do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás, Boniek Gontijo Vaz foi eleito membro afiliado da Região Minas Gerais e Centro-Oeste da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Instituição centenária é a associação científica de maior prestígio do Brasil.

Release IQ

Fundada em 1916, a ABC é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos e atualmente reúne cerca de 900 pesquisadores brasileiros de grande renome. Sua atuação se dá no sentido de promover a interação entre cientistas, bem como contribuir para o desenvolvimento de investigações consideradas importantes para o país.

Para reconhecer seus pares, a ABC realiza um processo rigoroso que avalia, entre outros quesitos, a potencial liderança exercida na área de atuação. Os membros afiliados são jovens pesquisadores de excelência, com até 40 anos, que são eleitos por membros titulares para um mandato de cinco anos, não renovável. Os membros titulares elegem até cinco membros afiliados por ano para cada uma das regionais da ABC.

O professor Boniek Gontijo (área de Ciências Químicas) é Coordenador do Laboratório de Cromatografia e Espectrometria de Massas - LaCEM do IQ/UFG, no qual atua em diversas linhas de pesquisa no campo da espectrometria de massas. O professor está envolvido em diversas frentes de pesquisa que vão desde química e geoquímica do petróleo até a análise de contaminantes, como pesticidas à nível de traços, em alimentos.

Todos os eleitos tomam posse no dia 1º de janeiro. Os membros titulares e correspondentes receberão seus diplomas em maio de 2022, durante a Reunião Magna da ABC. Os membros afiliados terão suas cerimônias de posse associadas a simpósios científicos em cada regional, para que apresentem suas pesquisas.

Confira os eleitos para 2021.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias orgulho IQ