Espaço das Profissões UFG 2022

Veja a programação completa do Espaço das Profissões UFG 2022

Em 11/03/22 10:01.

Evento voltado a estudantes do ensino médio será realizado de 14 a 18/3 e de 21 a 25/3

Espaço das Profissões UFG 2022

A programação da primeira semana do Espaço das Profissões da Universidade Federal de Goiás 2022 (EP UFG 2022) começa na segunda-feira (14/3), às 8h, com a participação da reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Pereira de Lima, e da coordenadora do evento, Janice Pereira Lopes, no programa Boa Semana UFG, da Rádio Universitária, que também é transmitido ao vivo pelo canal do YouTube UFG Oficial

Além disso, também entre os dias 15 e 18 de março será transmitido o Boletim Especial Espaço das Profissões 2022, às 18h. A Rádio Universitária também disponibilizará toda a programação no formato de podcast.

A partir de terça-feira (15/3), a TV UFG terá uma edição especial do programa Mundo UFG, o Mundo UFG, às 18h, especialmente voltada ao Espaço das Profissões. Cada programa irá apresentar um apanhado geral sobre as inúmeras possibilidades oferecidas pela Universidade, seja na graduação ou pós-graduação ou extensão.

Entre os temas a serem abordados estão informações sobre o Espaço das Profissões; orientações gerais sobre a escolha do curso de graduação; formas de ingresso e políticas de permanência; estrutura da Universidade; cotas, políticas de inclusão e programas sociais na Universidade; como ingressar na iniciação científica e realizar intercâmbios; mercado de trabalho e extensão universitária, dentre outros.

“A ideia é apresentar também informações sobre a estrutura da UFG e alguns de seus espaços físicos. Afinal, como bem diz o nome do programa Mundo UFG, o objetivo é mostrar todas as possibilidades que a experiência de estudar na UFG pode oferecer”, destaca a coordenadora do EP UFG 2022, Janice Lopes.

Na programação da segunda semana do evento vai priorizar informações sobre os cursos oferecidos pela UFG, separados por áreas do conhecimento. Outro diferencial da segunda semana é que as atividades serão realizadas exclusivamente pelo canal do YouTube UFG Oficial, a partir das 14h.

Portas abertas

Há 13 anos a Universidade Federal de Goiás abre as portas da Instituição para que seus futuros estudantes conheçam cursos, formas de ingresso, bolsas estudantis e tenham um contato direto e dialógico com professores e alunos de graduação. Mesmo no contexto da pandemia da covid-19, a UFG seguiu com sua intensa rotina e não seria diferente neste ano.

A coordenadora do evento, Janice Pereira Lopes, explica que, mantendo a versão realizada no ano passado, a realização do Espaço das Profissões terá programação estendida entre os dias 21 a 25 de março, com a apresentação dos cursos. “A primeira semana do evento é extremamente importante por apresentar informações básicas sobre a Universidade que muitos ainda desconhecem, como por exemplo o fato de a UFG ser pública e gratuita, oferecendo cursos em diferentes áreas na cidade de Goiás, Goiânia e Aparecida de Goiânia. Em seguida, passaremos a apresentar os mais de 100 cursos de graduação para oferecer toda a informação necessária visando orientar as escolhas acadêmicas dos participantes”, explicou.

A professora lembra ainda que, ao longo desses anos de evento, a participação da TV UFG e da Rádio Universitária têm sido fundamentais para alcançar diferentes públicos e impactar positivamente nas escolhas de cada aluno do ensino médio e fundamental. Vale destacar que durante as transmissões será possível enviar perguntas. Os participantes também estão convidados a acompanhar as enquetes e interações nas redes sociais oficiais da UFG.

Histórico de sucesso

O Espaço das Profissões, criado em 2009, recebia em média 20 mil pessoas anualmente nas suas dependências físicas, ao longo de dois dias de evento. A programação é completamente pensada com o objetivo de orientar estudantes e a comunidade em geral sobre os cursos da universidade, abrindo as portas também para acesso a experiências que vão muito além da sala de aula. O Espaço das Profissões é um evento único onde todos são convidados a se aproximar mais da ciência produzida na UFG e conferir de perto o impacto dela na sociedade.

Links úteis

Site Espaço das Profissões

Programação Primeira Semana - 14 a 18 de março

Programação Segunda Semana - 21 a 25 de março