IPE Lab FAV UFG

Rede IPElab inaugura 5ª unidade na Faculdade de Artes Visuais

Em 02/12/21 13:06.

Laboratório é ambiente aberto a quem tiver interesse em transformar sua ideia em protótipo

Texto: Eduardo Borges

Imagens: PRPI/UFG

IPE Lab FAV UFG

Lançamento ocorreu de forma presencial no prédio da FAV

A quinta unidade laboratorial do Projeto Ideias, Prototipagem e Empreendedorismo (IPElab) foi inaugurada na Faculdade de Artes Visuais (FAV), da Universidade Federal de Goiás, na quarta-feira (1/12). A ação é fruto da parceria da Universidade, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e a Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis (Funtec).

O laboratório visa contribuir com os avanços tecnológicos da região Centro-Oeste, por meio do apoio a projetos que se ligam a iniciativas de pesquisa e extensão, oferecendo todos os recursos que o IPElab possui. Na unidade da FAV, estão disponíveis equipamentos como impressoras 3D, máquinas de corte a laser de bancada e um kit de microretífica. Dessa forma, a equipe dá todo o suporte para que essas ideias sejam produzidas pelos seus usuários.

“Acho importante o que o professor Edward Madureira sempre fala: O IPElab não é da UFG, mas sim da sociedade porque é uma rede de laboratórios aberta. Sua principal importância é o reforço dos laços com a sociedade através do incentivo ao desenvolvimento de ideias inovadoras. Ao mesmo tempo, possibilita o acesso acadêmico às novas tecnologias que surgiram como a modelagem e prototipagem digital. O IPElab demonstra de várias formas que as pessoas podem, dentro de um espaço físico, criar laços e redes de contato e ao mesmo tempo construir uma ideia de forma a sair de um protótipo digital e ir para um físico”, afirma o coordenador-geral da Rede IPELab, Pedro Henrique Gonçalves.

IPE Lab FAV UFG -2

Unidade conta com impressoras 3D para produzir protótipos físicos

IPE Lab FAV UFG - 3
Exemplos de projetos impressos em 3D no IPElab

Unidades

O coordenador do projeto relata que o nome do laboratório foi sugerido pelo diretor do parque tecnológico Samambaia, Luizmar Adriano. As palavras “ideias”, “prototipagem” e “empreendedorismo” são norteadoras do IPElab e suas iniciais coincidem com o nome da árvore típica do Brasil, o Ipê. Hoje, o projeto conta com diversas “árvores”, sendo que suas unidades estão em Jataí, Cidade de Goiás e Goiânia no Câmpus Samambaia da UFG. A nova unidade também está localizada neste Câmpus, na sala 6 do primeiro pavimento do prédio da Faculdade de Artes Visuais (FAV).

“Teremos um braço forte na questão do desenvolvimento de ideias, protótipos digitais e modelos 3D. A FAV terá um papel fundamental nessa rede de vários atores para auxiliar a sociedade na construção de modelos digitais e criação de protótipos”, avalia Pedro Henrique.

Existe também um novo plano para levar o laboratório para todo o estado, por meio de uma unidade móvel. É o chamado “IPElab Volante”, que terá como foco promover inovação e empreendedorismo nas escolas públicas estaduais de Goiás, com oficinas e demonstrações práticas dos equipamentos.

UFG inaugura unidade do IPElab na Escola de Agronomia

Nova unidade do IPE Lab é inaugurada na Regional Goiás