PRPI_Daniel Vilela.jpg

Parque Tecnológico inaugura novo galpão da Rede IPELab

Em 30/09/20 13:09.

Padrinho das reformulações, o ex-deputado federal Daniel Vilela visitou dependências do espaço

Texto e fotos: Salvio Farias

PRPI_Daniel Vilela.jpg

Na tarde desta terça-feira, dia 29/09, equipes do Parque Tecnológico Samambaia receberam a visita do ex-deputado federal Daniel Vilela (legislatura 2015-2019). Ele esteve na Universidade Federal de Goiás (UFG) para conhecer as novas instalações do Parque, como o galpão de máquinas da Unidade 1 da Rede IPELab, que foi oficialmente inaugurada com o descerramento de uma placa. Daniel Vilela foi o responsável por três emendas parlamentares que destinaram verbas para que o espaço fosse construído.

Além disso, os recursos possibilitaram a implementação de outras melhorias no Parque Tecnológico Samambaia, como a instalação da rede elétrica e iluminação externa, construção de calçadas e portaria, montagem do alambrado em torno do Parque e a realização de eventos acadêmico-científicos.
O ex-deputado foi recepcionado pelo reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, pelo pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Jesiel Freitas Carvalho e pela pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação e diretora de Transferência e Inovação Tecnológica, Helena Carasek.

Acompanharam a visita o diretor da Editora UFG, Anselmo Pessoa Neto; o diretor do Parque Tecnológico Samambaia, Luizmar Adriano Júnior e o diretor adjunto Lauro June Queiroz Maia; o coordenador geral da Rede IPELab, Pedro Henrique Gonçalves e o coordenador de Assuntos Institucionais da Reitoria, Tasso de Souza Leite.

Na ocasião, a professora Helena Carazek apresentou oito eventos que foram realizados com verbas oriundas de uma das emendas parlamentares. Tratam-se de importantes eventos de incentivo à pesquisa e inovação científica e tecnológica que movimentaram o ambiente universitário nos últimos dois anos:

1) 1º Hackathon Inovações para a UFG, que ocorreu de 28 a 30 de junho de 2019, e teve a participação de 110 estudantes da Universidade. Leia mais sobre o Hackthon Inovações para a UFG.

2) 6ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário (OEU), que ocorreu de 29 de agosto a 22 de outubro de 2019. Ao todo, dez instituições de ensino de Goiás enviaram 147 participantes para o evento, que reuniu 57 equipes e distribuiu R$ 10 mil em prêmios.

3) Mostra UFG de Inovação, que entre os dias 21 e 22 de outubro de 2019 recebeu cerca de 8 mil visitantes, abordando assuntos que foram desde ações de sustentabilidade a apresentação de startups desenvolvidas na UFG.

4) Seminário de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação, que ocorreu entre os dias 21 e 22 de outubro de 2019, e contou com a apresentação de trabalhos de 999 estudantes.

5) O Hackathon Saúde, foi realizado entre os dias 21 e 23 de novembro de 2019 e recebeu 224 estudantes de 26 instituições de ensino superior de 6 estados brasileiros e um trabalho da Espanha.

6) Prêmio TCC Empreendedorismo UFG, realizado entre 25 de maio e 31 de julho de 2020. Em sua quarta edição, o Prêmio TCC recebeu 17 trabalhos em quatro modalidades: monografia, produto, plano de negócio e empreendedorismo social.

7) Ideathon Lab, ocorreu entre 10 de junho e 8 de agosto de 2020 e teve bancas de avaliação realizadas remotamente. Participaram 53 equipes de 35 instituições de ensino.

8) Olimpíada de Empreendedorismo Universitário. Em sua 7ª edição, a OEU UFG registrou a participação de 77 equipes de 35 IES brasileiras, oriundas de 11 estados. Os resultados serão conhecidos no dia 22 de outubro.

PRPI_Daniel Vilela_03.jpg

Daniel Vilela e o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil

PRPI_Daniel Vilela_02.jpg

Prof.ª Helena Carasek apresentou eventos realizados com verbas oriundas de emendas parlamentares