UFG inaugura Unidade de Polo de Sustentabilidade pioneiro no Brasil

Em 08/03/21 15:22.

Iniciativa visa melhorar condições de trabalho dos catadores de recicláveis de cooperativa

Augusto César

Cerimônia de inauguração da Unidade de Processamento de Vidro
Solenidade remota de inauguração (Imagens: captura de tela)

Nesta segunda-feira (8/3), a Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou a cerimônia de inauguração da Unidade de Processamento de Vidro, integrante do Polo de Inovação Social e Tecnologias Sustentáveis. Ela foi divulgada no canal do YouTube UFG Oficial, com a presença remota dos participantes.

A iniciativa de reciclagem de vidro é coordenada pela Incubadora Social da UFG e voltada para integrantes da Cooperativa Central das Cooperativas de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis (Rede Uniforte). Fernando Bartholo, coordenador da Incubadora, ressaltou dois objetivos primários nessa iniciativa: "Buscar soluções para a melhoria das condições de trabalho e renda dos trabalhadores das cooperativas; e tentar auxiliar os municípios na destinação correta deste material [vidro], dando a possibilidade deste material voltar, em grande volume, para a cadeia produtiva.”

O vidro é o segundo resíduo mais encontrado pelas coletas de lixo e um dos que possui um preço de produção mais barato. Contudo, o vidro também é um dos materiais que mais levam tempo para se decompor, levando milhares de anos para de desfazer na natureza e causando prejuízos para o Meio Ambiente.

Vitória

A presidente da Uniforte, Dulce Helena do Vale, se emocionou ao falar da Unidade de Tratamento de Vidro. “É uma vitória muito grande para nós, catadores. Temos lutado para que os catadores sejam respeitados, sejam vistos, sejam reconhecidos pelo seu trabalho. Somos pessoas como qualquer outra pessoa”. Ela ainda afirmou que a inauguração deste projeto é a primeira de várias que vão aparecer.

A presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Zilma Peixoto, destaca os benefícios da criação do Polo de Inovação Social e Tecnologias Sustentáveis. “O local vai reduzir os custos de operação, vai facilitar o trabalho dos catadores e vai agregar valor ao produto final, aumentando em até mais de 3 vezes os preços praticados. Isso significa fortalecer a geração de emprego e renda, e com elas, ampliar a inclusão social de centenas de famílias”, destaca. Zilma também afirmou que a reciclagem de vidro movimenta cerca de 120 milhões no Brasil e a Unidade de Processamento vai incluir Goiânia nesse circuito.

Fernando Bartholo - Incubadora Social UFG
Fernando Bartholo: projeto é embrião de propostas maiores

Dia histórico

O reitor Edward Madureira afirmou que aquele era um dia histórico e que o projeto tem um potencial inimaginável. “Acredito que, no Brasil, nós não temos uma iniciativa como esta, que reúne catadores, diferentes esferas do governo e uma universidade em um grande polo”, destaca. A vice-reitora da UFG, Sandramara Chaves, complementou a fala do reitor, ao afirmar: “A UFG dá mais um passo em relação à inclusão, ocupando um papel fundamental em sua função social”.

Por fim, Fernando Bartholo destacou que este projeto é considerado um embrião para propostas maiores, como o Polo de Inovação Social e Tecnologias Sustentáveis, que deve ampliar o processamento para outros produtos problemáticos e aumentar o acesso à tecnologia para as cooperativas.

Cerimônia de inauguração da Unidade de Processamento de Vidro

UFG solicita prorrogação de projeto de reciclagem de vidro

Incubadora Social da UFG trabalha para beneficiar 400 famílias

Incubadora Social da UFG comemora 10 anos