10 anos incubadora social ufg

Incubadora Social da UFG comemora 10 anos

Em 26/03/18 15:28.

A cerimônia homenageou envolvidos no projeto durante o encerramento do III Encontro Goiano de Economia Solidária

Texto: Tainá Azevedo

Fotos: Carlos Siqueira

10 anos incubadora social

Da esquerda para a direita, Anselmo Pessoa (Ex Pró-Reitor de Extensão e Cultura) e Fernando Bartholo

A Incubadora Social da Universidade Federal de Goiás (UFG) completou dez anos de atuação e nesse tempo assessorou 20 cooperativas de catadores em 12 municípios goianos, com características transdisciplinares. Fernando Bartholo, coordenador da Incubadora Social da UFG, entregou certificados de reconhecimento aos envolvidos, dentre eles representantes das seis cooperativas que compõem a Rede Uniforte, na última quinta-feira (22/3).

Criada em 2007, a incubadora surgiu de uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), apoiada pelos recursos do Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas (PRONIC-2007), para abrigar ações de para capacitação e assessoramento de empreendimentos de catadores de material reciclável e coleta seletiva. No início seriam atendidas três cooperativas, mas devido à grande demanda, o alcance da incubadora cresceu e hoje são atendidos também empreendimentos de outros municípios.

Em 2012, a inauguração da Casa de Projetos da UFG representou um marco para a incubadora pois definiu um espaço físico e trouxe possibilidade de crescimento. Presente na cerimônia, o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, cumprimentou os representantes das cooperativas e os responsáveis pela Incubadora Social da universidade “Nossa expectativa é promover a emancipação dessas pessoas e de suas atividades, permitindo geração de renda e a conquista da dignidade para suas famílias”.

Dulce Helena do Vale, presidente da Cooperativa de Catadores de Material Reciclável, aproveitou a oportunidade para agradecer a atuação da universidade junto às cooperativas. Dulce frisou que as cooperativas têm se tornado mais organizadas e conscientes de sua importância social. Emocionada, Dulce destacou em seu discurso que “Um dia o professor Edward falou que o sonho dele era ver nossos filhos estudando aqui. Hoje meu sobrinho, Artur Ferreira, é formado pela UFG.”

10 anos incubadora social

Da esquerda para a direita, Dulce Helena do Vale, Edward Madureira Brasil e Artur Ferreira

Encontro

A homenagem fez parte do encerramento do III Encontro Goiano de Economia Solidária, sob o tema “Olhando o passado para multiplicação das ações de Economia Solidária no futuro”. Realizado entre os dias 20 e 22 de março, na Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE), o evento tratou sobre cooperação, autogestão, solidariedade e viabilidade econômica.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última Hora