Divulgado resultado final das eleições para conselhos e câmaras
Votação foi iniciada às 8h do dia 25/11 e terminou às 9h de 27/11; mandato é de dois anos
Votação foi iniciada às 8h do dia 25/11 e terminou às 9h de 27/11; mandato é de dois anos
Maria do Rosário Cassimiro geriu a UFG entre 1982 e 1986
Usuário não deve compartilhar informações ou clicar em links de e-mail que simula ser da SeTI
Objetivo do documento é orientar o planejamento e ordenamento do espaço físico da Universidade
Focado em saúde e pertencimento, evento orientou acesso a serviços dentro e fora da universidade
Decreto assinado pelo presidente da República foi publicado no Diário Oficial da União de 19/11
Maria Tereza Pereira e Gabrielly Fonseca obtêm 1º lugar com trabalho sobre racismo ambiental
Ciap tem a missão de organizar dados sobre políticas públicas e fortalecer a gestão pública
Dois trabalhos do Serviço de Otorrinolaringologia foram publicados na revista Journal of Voice, principal publicação do mundo em medicina e pesquisa da voz
Novidade foi anunciada no 1º Encontro de Computação Científica de Goiás, realizado pelo LAMCAD
30% mais ricos da população global geram mais de 70% dos impactos ambientais dos sistemas alimentares
Compô também promove discussões sobre lixo e aterros sanitários
Estudo realizado no âmbito do projeto MICROMar detalha poluição por partículas plásticas ao longo de toda a costa brasileira
Estudantes de Design de Moda da UFG desfilaram suas criações em um baile de gala
V Colóquio Internacional Espaço e Economia foi realizado no Instituto de Estudos Socioambientais da UFG
Obra é resultado de pesquisa da professora Vanessa Dalla Déa (Fefd/UFG) e lança luz sobre a maternidade atípica
Professor da UFG Wolney Unes apresentou o projeto como modelo de conservação na Universidade de Liverpool
Nutricandies compôs delegação brasileira na COP30, em Belém
Atlas da Vegetação Nativa Remanescente, elaborado em parceria entre Lapig/UFG e Semad, contribui para um futuro sustentável

O Teatro Escola Basileu França recebe, neste fim de semana, os dois últimos espetáculos da temporada 2024, levando ao palco toda a fantasia e energia do circo. As montagens, realizadas pelo Corpo Circense e por alunos dos cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), apresentam ao público as peças “Circo na Mata” e “A Mala das Viagens”, que prometem transportar crianças e famílias para universos repletos de encanto. As apresentações acontecem neste sábado (6) e domingo (7), às 18h e 19h, respectivamente, no setor Universitário. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla por R$ 10 + taxa de serviço.
No sábado (6/12), o público será conduzido a uma floresta brasileira habitada por seres mágicos que celebram o aniversário de Honorato e Maria Caninana, filhos da lendária cobra Boiúna. Entre as atrações, performances da Mulher Onça e do Negrinho Pastoreiro no Tecido; Saci e Caipora nos Malabares e Equilibrismo; e Matinta Pereira na Corda Indiana. Até mesmo os aniversariantes entram em cena, com uma apresentação especial de Lira.
Já no domingo (7/12), a plateia embarca em uma aventura pelo mundo guiada pelos irmãos Aurora e Tomás. Ao descobrirem que uma antiga mala de couro encontrada no sótão da avó é, na verdade, um objeto mágico, as crianças são levadas a diferentes destinos, onde aprendem sobre culturas diversas e vivem novas amizades.
“Esses espetáculos coroam um intenso trabalho de dedicação dos nossos estudantes, ao lado de seus professores, ao longo do ano. É um momento de celebração, no qual o público goiano é convidado a vivenciar uma experiência mágica com números circenses preparados especialmente para essas duas grandes noites”, destaca a coordenadora de Circo do Basileu França, Lua Barreto.
Ao todo, 40 estudantes dos cursos de capacitação e técnico em Circo se apresentam, homenageando essa arte milenar. A Coordenação de Circo e o Corpo Circense Basileu França integram as áreas de formação artística da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, unidade profissionalizante vinculada à Secti e gerida, desde 2021, pela Universidade Federal de Goiás, por meio do Cett/UFG.

A 16ª edição do Seminário de Estágio da Licenciatura em Química (XVI Seliq) será realizado entre os dias 8 e 10 de dezembro, no Instituto de Química(IQ) da Universidade Federal de Goiás (UFG), articulado ao I Seminário de Integração do Investiga Menina! (I Siim!).
O evento, promovido pelo Núcleo de Pesquisas em Ensino de Ciências (Nupec) em parceria com o Projeto Investiga Menina!, tem como propósito reunir estudantes, docentes e profissionais da educação em Química, com vistas ao fortalecimento do diálogo e da integração entre diferentes níveis de ensino. Esta edição toma como eixo temático a “Ressignificação da Química em tempos de militarização”.
Acesse a programação completa, bem como as orientações para inscrição e demais informações pertinentes ao evento, no endereço eletrônico: https://www.even3.com.br/xvi-seliq-i-siim-618695/.





A terceira edição do Concerto de Câmara & Masterclasses chega ao público goiano no dia 11/12, no Centro Cultural UFG, celebrando a força da música de câmara e a excelência da formação artística em Goiânia. A programação inclui uma palestra introdutória, às 19h30, ministrada pela professora Gyovana Carneiro, seguida do concerto às 20h, com entrada totalmente gratuita.
Nesta edição, o público terá a oportunidade de ouvir um refinado duo de viola e piano, formado por Gabriel Marin (viola) e Ana Flávia Frazão (piano), músicos de destaque no cenário nacional e internacional. Os artistas lançaram recentemente o álbum “Impressions”, pela Azul Music, explorando um repertório que dialoga com o lirismo do romantismo russo e europeu e as sutilezas da música contemporânea brasileira.
O concerto integra uma importante proposta pedagógica: no dia 10/12, às 14h, serão realizadas masterclasses com Gabriel Marin e Ana Flávia Frazão, no Teatro Teatro Belkiss Spencière Carneiro de Mendonça - Emac – Câmpus Samambaia, com participação especial dos alunos do projeto Cajuzinhos do Cerrado, reafirmando o compromisso do projeto com a formação de jovens músicos.
Gabriel Marin – viola
Com carreira consolidada no Brasil e no exterior, Gabriel Marin atuou como primeira viola solo em importantes orquestras brasileiras, como a OSB (RJ), a OSM (SP) e a OSUSP (SP). Foi laureado com o Prêmio Eleazar de Carvalho no Festival de Inverno de Campos do Jordão (2004), e colaborou com nomes de destaque internacional, como Gustavo Dudamel e Yo-Yo Ma, na Orquestra Jovem das Américas. Sua trajetória inclui passagens pela Orquestra Sinfônica de Odense (Dinamarca) e apresentações em palcos europeus de prestígio. Formado com mestres como Renato Bandel, Rafaell Altino, Nobuko Imai e Roberto Diaz, Marin é fundador do Quarteto Raga – com apresentações no Brasil, Alemanha e Tunísia – e integra atualmente o Quarteto Carlos Gomes, vencedor do Prêmio BRAVO de Melhor Gravação Erudita (2018). Atua ainda como professor no Instituto Baccarelli e no Encontro Campestre de Violas.
Ana Flávia Frazão – piano
Descrita pelo jornal alemão Badische Neueste Nachrichten como uma pianista de “interpretação com uma mágica secreta”, Ana Flávia Frazão possui sólida carreira internacional. Nascida em Goiânia, graduou-se na UFG e seguiu para a Alemanha, onde concluiu mestrado e doutorado com distinção pela Escola Superior de Música de Karlsruhe. Apresentou-se na Itália, Alemanha, Croácia, Japão, Estados Unidos e diversas cidades brasileiras. É Professora Associada da EMAC/UFG, onde leciona piano e música de câmara desde 2004, atuando ainda como diretora artística de importantes projetos da cidade, como Concertos na Cidade, Concertos UFG, Concertos Unimed e o Simpósio Internacional da Performance. Reconhecida como intérprete e educadora, ministra masterclasses regularmente no Brasil e no exterior.

Após oito anos sem realizar uma exposição individual, o artista plástico Tolentino abre em dezembro, na Galeria de Vidro do Centro Cultural da UFG (CCUFG), a mostra individual “Arquétipos”. Para esse trabalho, o artista criou 15 pinturas inéditas em acrílico sobre tela, que refletem alguns padrões de comportamento associados a personagens que possuem um grande poder de influenciar outras pessoas.
Os arquétipos são modelos ou personagens que representam qualidades ou ações humanas, que encontram ecos na psicologia junguiana, bem como na filosofia antiga, na mitologia grega e em histórias, contos de fadas e lendas de diferentes culturas ao redor do mundo.

O Centro Acadêmico do Curso de Engenharia Elétrica (Caeel) informa que estão abertas as inscrições para a palestra "Primeiros Socorros em caso de acidente com choque elétrico, com a prática do RCP (Reanimação Cardiopulmonar)', a ser ministrada pela equipe da Lute (Liga de Urgência, Trauma e Emergência) da Faculdade de Enfermagem (FEN/UFG).
As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas (com emissão de certificados) podem ser realizadas por meio do preenchimento do formulário disponível em: https://forms.gle/dHba9paT5c12YrdS9.

Serviços
A Universidade Federal de Goiás foi fundada em 1960 com a fusão de cinco faculdades já existentes. Com mais de 115 cursos de graduação, mais de 6 mil vagas disponíveis por ano na graduação e ultrapassando os 22 mil alunos, está presente nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Cidade Ocidental e Cidade de Goiás. Além da graduação, a UFG oferece 103 cursos de pós-graduação entre mestrados, doutorados e mestrados profissionais.

Galeria de Fotos
Câmpus Samambaia
Avenida Esperança s/n
Câmpus Colemar Natal e Silva
5ª Avenida - Setor Leste Universitário
Avenida Bom Pastor, S/n - Setor Areião, Goiás
Estrada Municipal, Quadra E Área Lote 04, Bairro Fazenda Santo Antônio, Aparecida de Goiânia - GO
Rua SQ 16, Qd. 2, Lotes 55/56. Centro. Cidade Ocidental - GO, 72880-590