Seminário História Ciência

História da ciência reúne pesquisadores na UFG

Em 31/07/26 14:24.

Seminário nacional foi realizado pela primeira vez no Centro-Oeste

Texto: Thais Teixeira
Fotos: Lucas Yuji

Entre os dias 27 e 31 de julho, a Universidade Federal de Goiás (UFG) recebeu o Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia (SNHCT). O evento é promovido regularmente pela Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC) desde 1986, e esta foi a primeira vez, em 40 anos, que o seminário foi sediado no Centro-Oeste brasileiro.

Acesse aqui as fotos do evento.

Durante o evento, que tem o objetivo de fortalecer a produção científica, estimular a inovação e aproximar a ciência da sociedade, foram realizados minicursos, premiações, lançamentos de livros, conferências, mesas-redondas, simpósios temáticos e apresentações de pôsteres de iniciação científica.

Durante a abertura do seminário, que ocorreu na segunda-feira (27/7), no Teatro Goiânia, a vice-reitora da UFG, Camila Caixeta, destacou a importância de a Universidade receber um evento dessa magnitude. “Esse evento, promovido desde 1986, é um dos mais antigos e maiores eventos na área, congregando pesquisadores e estudantes de todo o país e do exterior. Para nós, sediar esse evento, que é um espaço de diálogo e de construção de conhecimento, é uma grande honra”.

 

Seminário História Ciência
Mesa diretiva da abertura do evento, realizada no Teatro Goiânia

 

Em sua 20ª edição, o SNHCT segue promovendo o intercâmbio entre pesquisadores, além de incentivar a formação de novas gerações e fortalecer a presença da história da ciência em diferentes espaços acadêmicos.

Durante a abertura, a professora Hallhane Machado, integrante da comissão organizadora, destacou que a tradição da área na Universidade remonta a 1974, quando foi defendida a primeira dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em História da UFG. Orientado pela professora Gilda Vasconcelos Ferreira de Sales, o trabalho foi dedicado ao historiador e filósofo da ciência Gaston Bachelard, um dos principais nomes da área no século XX.

 

Seminário História Ciência
Integrante da comissão organizadora, professora Hallane Machado

 

Durante a solenidade, a presidenta da Sociedade Brasileira de História da Ciência, professora Maria Renilda Nery Barreto, ressaltou a importância das instituições públicas de ensino. “Nós precisamos sempre pontuar que é necessário defender as instituições públicas de educação neste país. Boa parte da ciência e da tecnologia é produzida nas nossas instituições públicas. Portanto, a defesa de uma sociedade democrática passa também pela defesa das nossas instituições públicas”.

Para a diretora da Faculdade de História da UFG, Fabiana de Souza Fredrigo, a escolha da unidade para sediar o evento reflete o reconhecimento da consolidação do grupo de docentes e discentes pesquisadores.

“Além de ser uma oportunidade de diálogo interdisciplinar essencial para a Faculdade de História, há que se considerar que esta é a primeira versão do Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia no Centro-Oeste. Muito nos honra a SBHC ter escolhido a Faculdade de História para sediar o evento. Entendemos que se trata de um reconhecimento da força e do amadurecimento de um grupo estabelecido de docentes e discentes pesquisadores em nossa unidade”.

 

Seminário História Ciência
Diretora da Faculdade de História da UFG, Fabiana de Souza Fredrigo

 

Também compuseram a mesa diretiva da cerimônia de abertura o coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da UFG, Fábio Ferreira de Almeida, e o gerente de Parcerias Institucionais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Caio Costa Alexandrino.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias Noticias