Estude na UFG

A UFG é uma instituição pública e gratuita que oferece cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. Por meio do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, a UFG oferece também ensino da Educação Infantil ao Ensino Médio.

GRADUAÇÃO

As modalidades de ingresso na UFG são: Sistema de Seleção Unificado (SiSU), UFGInclui, processo seletivo para cursos que exigem Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos (VHCE), Educação do Campo, Educação Intercultural Indígena ou Preenchimento de Vagas Remanescentes, além do Processo Seletivo de Cursos a Distância. A UFG conta com cerca de 28 mil estudantes. Em 2019, serão ofertados 146 cursos pelo SiSU e 10 nas demais modalidade.

O SiSU na UFG contempla a Lei nº  12.711/12, que reserva vagas nas universidades públicas para candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública, estabelecendo, entre essas vagas, um percentual para negros/as, indígenas, pessoas com deficiência e estudantes de baixa renda. Confira as dúvidas frequentes sobre as cotas na UFG.

Alguns cursos, por critérios técnicos não são contemplados pelo SiSU. Saiba mais.

Guia do estudante 2018.png

Confira o Guia do Estudante 2018

O que é SiSU?

SiSU é um sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem.

A cada edição, as instituições públicas de ensino superior que aderiram ao SiSU ofertam vagas em seus cursos. Ao final do período de inscrições, são selecionados os candidatos melhor classificados dentro do número de vagas ofertadas.

A inscrição é gratuita, em uma única etapa e feita pela internet.

Clique aqui e veja como funciona o SiSU. Confira ainda o site do SiSU na UFG. Nesse sítio, estão disponibilizadas todas as informações referentes à seleção.

UFGInclui

O Programa UFGInclui gera uma vaga extra em cada curso onde houver demanda para estudantes indígenas e negros quilombolas, oriundos de escola pública,  bem como para candidatos surdos no curso de  graduação Letras: Libras.

A seleção nas categorias "indígena e negro quilombola" se dá a partir da pontuação obtida pelo Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). Para saber mais detalhes, leia a resolução que cria o Programa UFGInclui na Universidade Federal de Goiás.

A seleção de estudantes surdos para o UFGInclui Letras-Libras é realizada por meio de uma prova objetiva, envolvendo os conteúdos de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira,  além de uma Prova de Redação.

Candidatos Indígenas ou Negros Quilombolas que optarem por algum curso que exija Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos (Música e Musicoterapia) devem passar por essas provas para concorrerem às vagas.

Vagas remanescentes

Uma vez ao ano, sempre no segundo semestre, o Centro de Seleção da UFG divulga o edital para Preenchimento de Vagas Remanescentes. O processo seletivo destina-se a estudantes da UFG que desejem mudar de curso, aos portadores de diploma de curso superior, a ex-estudantes da UFG que pretendam retornar à Universidade e aos estudantes de outras Instituições de Ensino Superior (IES) que pretendam ingressar na UFG por transferência facultativa. A partir de 2016 essa seleção passou a ser realizada com base na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Qual curso escolher?

Para ajudar a escolher o seu curso, a UFG realiza anualmente o Espaço das Profissões. O evento é uma oportunidade para que os interessados em estudar na UFG escolham melhor as opções oferecidas pela instituição.

Espaço das Profissões_Estude na UFG.png

PÓS-GRADUAÇÃO

A UFG oferece diversas oportunidades para Lato Sensu (Especialização, Residência Médica, Residência Profissional e Multiprofissional em Saúde) e Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado).

A inscrição e a seleção nos Cursos de Pós-Graduação são definidas por edital específico, publicado no site da Unidade Acadêmica responsável.

Laboratório do Instituto de Ciência e Tecnologia

Confira:

Especialização , Residência Médica e Residência Profissional e Multiprofissional em Saúde

Mestrados e Doutorados

Pós-doutorado

Educação a distância

A UFG oferece cursos a distância de graduação, especialização e extensão gratuitos. A maior parte dos cursos possui encontros presenciais periódicos (quinzenais, mensais, bimestrais ou semestrais) e o ingresso é regulado por processos seletivos específicos. Os cursos têm a mesma certificação da modalidade presencial e são muito bem avaliados pelo Ministério da Educação.

Para os cursos de graduação, há uma prova realizada nos moldes de um vestibular tradicional na qual é possível utilizar a nota obtida no Enem. Já os cursos de especialização têm processos seletivos regidos por editais que detalham as exigências de formação e perfil desejado dos alunos. Em 2019, a previsão é de que o vestibular para cursos de graduação EaD seja realizado entre maio e junho, ao passo que os editais de seleção das especializações devem sair entre abril e maio.

O Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR/UFG) é o órgão responsável pela divulgação dos processos seletivos, produção de materiais, gestão de plataformas, formação de tutores, webconferências e outros serviços de apoio aos cursos a distância na UFG.

Confira os cursos a distância oferecidos pela UFG.

Educação a distância UFG.png

Confira os cursos de graduação e especialização a distância aprovados para o ano de 2019.

Educação Básica

O Centro de Ensino e Pesquisa Aplicação à Educação realiza sorteio de vagas para selecionar estudantes a partir dos 12 meses de idade até o 3º ano do ensino médio. A inscrição para o sorteio é realizada anualmente no mês de novembro.

Alunos CEPAE.png

Saiba mais sobre o Cepae/UFG