Encontro reúne servidores do Sistema de Bibliotecas da UFG

Em 06/05/22 13:24.

Evento visa promover a integração dos profissionais das oito bibliotecas da Universidade

Texto: Carolina Melo

Foto: Júlia Barros

A celebração marcou a abertura IX Encontro de Integração dos Servidores do Sistema de Bibliotecas (Sibi), que ocorreu sexta-feira (6/5) e promoveu a reunião dos profissionais que atuam nas oito bibliotecas da Universidade Federal de Goiás (UFG). O clima festivo contribuiu para a reflexão crítica sobre a importância do espaço responsável pela organização, conservação e divulgação das produções literárias das sociedades.

Participaram da mesa diretiva do evento a reitora Angelita Pereira Lima, o pró-reitor de Pós-Graduação, Felipe Terra, o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sint-IFES), João Pires Júnior, a diretora da Biblioteca Central da UFG, Adriana Ribeiro, e o diretor do Museu Antropológico, Manuel Ferreira de Lima Filho.

Encontro Sibi

Abrindo as falas, o diretor Manuel Filho expressou a alegria em receber no Jardim das Descobertas do Museu Antropológico, onde ocorreu o encontro, os servidores do Sibi/UFG. “Trata-se de um espaço de pesquisa e extensão, onde recebemos desde crianças a idosos, estimulando o trabalho de identificação de pássaros e árvores. Aqui também temos um sítio simulado de arqueologia. Então, é um espaço lúdico e é com muita alegria que recebemos os participantes desse encontro de forma integrativa”, disse.

Por sua vez, a diretora da Biblioteca Central da UFG, Adriana Ribeiro, destacou a importância e a emoção em reunir as equipes das 8 bibliotecas que compõem o sistema da Universidade, para a manutenção da motivação em atender os usuários com qualidade. Ela fez o resgate do último encontro presencial antes da pandemia, em 2020, e da realidade política e sanitária que o Brasil enfrentou nesses últimos dois anos. Ao relembrar o negacionismo à Ciência e fazer referência às vítimas da covid-19, a diretora fez um balanço político da pandemia no país. “Enfrentamos uma enxurrada de desrespeito que atingiu nosso direito à vida. Não resta dúvida de que o número de vítimas fatais seria menor, caso o cenário tivesse sido tratado com a seriedade que merecia”, afirmou. Apesar disso, conforme afirmou a diretora, o Sistema de Bibliotecas da UFG se reorganizou numa nova logística de atendimento. “Nós não paramos. Quase todos os serviços passaram a ser realizados por demanda e agendamento”. Em relação ao IX Encontro de Integração do Sibi, Adriana Ribeiro afirmou ser uma oportunidade para promover a reflexão sobre o papel das bibliotecas, que continuam sendo fundamentais para as instituições de ensino e pesquisa.

Encontro Sibi

O coordenador do Sint-IFES, João Pires Júnior, agradeceu a oportunidade de participar do evento e destacou o papel da UFG no Estado, que foi capaz de superar a falta de recursos e se destacar no enfrentamento à pandemia. “Parabéns aos técnico-administrativos que contribuem para esse processo. Encontros como esses são oportunidades para pensarmos no que melhor fazemos, que é prestar bons serviços”, disse. O coordenador também chamou a atenção para a importância da participação e adesão dos servidores junto aos sindicatos em direção à manutenção de direitos e novas conquistas. “Nunca ganhamos um benefício de graça. Foram greves, anos de luta. Para isso, precisamos ter instrumentos adequados e fortalecidos de lutas, que são nossas organizações”.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Felipe Terra, relembrou a primeira vez que entrou em uma biblioteca ainda criança e o quanto isso foi impactante. “Destaco o quanto é importante o conhecimento e a divulgação do conhecimento das bibliotecas”, que, segundo ele, hoje “perpassa a complexa missão de divulgar e socializar a informação, estando numa posição chave para a Ciência”. O pró-reitor aproveitou a oportunidade para se apresentar àqueles que ainda não o conheciam e se colocou à disposição para contribuir com o Sibi. “Tenho uma honra enorme de estar na chefia imediata de vocês”.

Encontro Sibi

Por sua vez, a reitora Angelita Pereira de Lima afirmou sobre a importância de se pensar a biblioteca como o lugar da integração e da universalização do conhecimento. “Ela faz da universidade um lugar mais forte”. E relembrou quando, ainda jovem, frequentava as bibliotecas da periferia, especialmente da Escola Estadual Pedro Gomes. “A biblioteca é um espaço que forma e determina a vida das pessoas”, disse. Ao desejar um bom encontro aos presentes, citou Jorge Luis Borges, que comparou a biblioteca ao mundo. "Vocês trabalham no melhor lugar, pois trabalham perto dos livros. Esse lugar merece toda nossa atenção, pois é onde aprendemos e disponibilizamos nossos afetos. É importante que todos nós tenhamos as bibliotecas como nossas casas, pois elas são as nossas almas, e é preciso zelar por elas”, disse.

O IX Encontro de Integração dos Servidores do Sistema de Bibliotecas (Sibi) tem como tema Atendimento e Comunicação em Bibliotecas. O evento ocorre nas bibliotecas seccionais do Museu Antropológico (BSMA) e Campus Colemar Natal e Silva (BSCAN), na Praça Universitária e conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (SINT-IFESgo) e do Sindicato dos Docentes da Universidade Federal de Goiás (Adufg-Sindicato).

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias SiBi/UFG