Em 21/08/17 16:22.

Evento ocorreu em paralelo ao PirenópolisDoc e foi realizado em parceria com a Universidade Estadual de Goiás e a Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Texto e fotos: Paulo Passos

O Centro Municipal de Artes e Música Ita e Alaor, em Pirenópolis, foi o local escolhido para a realização da primeira edição dos Encontros: Fotografia, Cinema, Artes Digitais. O evento ocorreu nos dias 15 e 16 de agosto, em paralelo à terceira edição do PirenópolisDoc – Festival de Documentário Brasileiro. O evento Encontros é uma iniciativa da Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO) em parceria com o CNPq, Prefeitura de Pirenópolis, Universidade de Aveiro (UA/Portugal), Ao Norte – Associação de Produção e Animação Audiovisual (Portugal), CEMRI – Media e mediações culturais (Universidade Aberta de Portugal) e Instituto Politécnico de Viana do Castelo – Escola Superior de Educação (Portugal).

UFG realiza encontro internacional de fotografia, artes e cinema

Professores e pesquisadores de universidades da Europa e da América do Sul acompanham apresentação de trabalho

Coordenado pelos professores doutores Alice Fátima Martins e José da Silva Ribeiro, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV/UFG), e pela cineasta Fabiana Assis, uma das produtoras do  PirenópolisDoc, o Encontro Internacional configurou um espaço para o compartilhamento de estudos e pesquisas sobre os impactos das tecnologias digitais na fotografia, no cinema e nas artes, no cenário contemporâneo. Foi um espaço, também, para discutir como os projetos educativos, dentro e fora da escola, têm lidado com essas questões. A mais, o Encontro propôs o estabelecimento de redes de cooperação entre Instituições de Ensino Superior, grupos e associações de pesquisa e produção no campo da fotografia, do cinema, das artes e da educação, estabelecendo trânsitos entre as reflexões teóricas, as investigações e os processos de criação e produção.

Os Encontros estruturam-se em torno de duas formas de apresentação de trabalho, que se alternavam. As “mesas temáticas” foram montadas de acordo com investigações que possuíam afinidades eletivas: Olhares Antropológicos; Outras Imagens; Cinema Educação; e Cinema, Cinemas. Participaram das mesas temáticas estudantes de pós-graduação stricto sensu, mestres e doutores.

UFG realiza encontro internacional de fotografia, artes e cinema

Equipe de participantes e organizadores no final do evento

As outras quatro “mesas propostas” foram definidas a partir de sugestão de apresentação de trabalhos realizados por doutores: Educação e Infância no Cinema; O Ator/Performer e a Imagem/Memória do Efêmero; As Visualidades e Imagens na Cultura Contemporânea: ensaios reflexivos e criações; e Laboratório de Antropologia Visual. A mesa de Encerramento foi composta pelos professores doutores Alice Fátima Martins, José Ribeiro (ambos do PPGACV/UFG), Fernando Miranda, Gonzalo Vicci (ambos do IENBA/UdelaR – Uruguai), e António Costa Valente (Festival de Cinema de Avanca/UA – Portugal). Ao longo dos dois dias, foram levados à discussão mais de 35 trabalhos, feitos por pesquisadores brasileiros, portugueses, uruguaios, mexicanos, argentinos e colombianos.

A proposta de realização dos Encontros tem em vista ultrapassar sua programação restrita aos dois dias de realização, rumo a desdobramentos outros, tais como o estabelecimento de redes de pesquisa, estudos, produção e ensino, bem como publicações diversas, gestão para trânsitos de estudantes e pesquisadores entre instituições, dentre outras iniciativas. Nesses termos, foram traçados planos para algumas ações colaborativas, além de outros desdobramentos já previstos anteriormente, como a publicação de um livro reunindo trabalhos, dentre os apresentados, a serem selecionados por uma comissão científica.

Fonte: Ascom UFG