Espaço das Profissões capa

UFG abre as portas para estudantes do ensino médio

Em 20/06/17 16:33.

Nos corredores, espaços de convivência e salas de aula, alunos do ensino médio trocaram informações com docentes e graduandos

Texto: Carolina Melo

Fotos: Ana Furtado

"Aqui você encontra alunos de escola particular, pública, todo mundo misturado. É uma diversidade imensa, é maravilhoso", observa Izadora Rodrigues Maciel, de 17 anos. A aluna do Colégio da Polícia Militar de Goiás Manuel Vilaverde, da cidade de Inhumas, veio em excursão para conhecer os cursos de graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Durante toda a segunda e terça-feira (19 e 20/6), o Espaço das Profissões recebeu mais de 20 mil alunos do ensino médio, que puderam conhecer um pouco mais sobre os 150 cursos ofertados pela instituição.

Palestras, espaços interativos, atividades culturais e vivências modificaram a rotina do Câmpus Samambaia. O evento permitiu a convivência de alunos do ensino médio, graduandos e docentes que trocaram informações sobre formação acadêmica, conhecimento científico e carreiras profissionais. De acordo com a professora de Musicoterapia, Cláudia Zanini, a integração da comunidade interna com a externa gera benefício a todos. "Os alunos que já estão cursando a graduação ficam muito motivados e se sentem valorizados. De outro lado, os alunos do ensino médio têm informações que contribuem para a formulação do sonho a ser realizado", acredita.

Espaço das Profissões

Durante palestra, professora Cláudia Zanini apresenta as possibilidades de atuação do musicoterapeuta

Espaço das Profissões

Eduarda Ribeiro, Luana Cristina e Yasmin Silva pretendem decidir qual graduação cursar

As jovens Eduarda Ribeiro, 16 anos, Luana Cristina Santos e Yasmin Silva, ambas com 15 anos, organizaram com antecedência um roteiro para as visitas. "Viemos conhecer os cursos de Odontologia, Arquitetura, Medicina, Medicina Veterinária, Agronomia, Nutrição e Enfermagem", afirmaram as alunas de um colégio particular de Goiânia. "São vários cursos que me interessam, mas acho que saio daqui decidida", acredita Eduarda.

A graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária na UFG, Thalyta dos Santos Rodrigues, trouxe sua irmã mais nova, Thauany dos Santos, para conhecer o espaço. "Foi neste evento que descobri o meu curso. Fiz uma palestra, me apaixonei e hoje estou no terceiro período de Engenharia Ambiental. Então resolvi trazer a minha irmã", contou. No estande de Biotecnologia, Thauany já pensa em seguir carreira. "Queria Direito, mas gostei muito de Bioteconologia", afirma.

Espaço das Profissões

De Itumbiara, Gabriel, Pedro Henrique e Caio participaram de palestras e espaços interativos

Caminhando entre os prédios da UFG, Pedro Henrique Faria, de 17 anos, do Colégio Militar Unidade Dionária Rocha, de Itumbiara, ficou impressionado com a quantidade de estudantes, e brincou: "é muita gente, vai ser difícil passar no SiSU (Sistema de Seleção Unificada)". O jovem pretende ingressar o curso de Engenharia Mecatrônica.

Espaço das Profissões II

Vivência musical permite trocas artísticas entre estudantes do ensino médio e graduandos da UFG

Espaço das Profissões IV

Espaço interativo da Odontologia apresenta especificidades dos instrumentos cirúrgicos

Espaço das Profissões II

A estudante de Enfermagem, Jamile Silva, apresenta formas de prevenção das DSTs às alunas de Inhumas

O evento busca contribuir para a escolha profissional dos alunos do ensino médio. Por meio de uma programação variada, os visitantes puderam conhecer as unidades de ensino e presenciar a dinâmica dos cursos de graduação, com a ajuda e assessoria de docentes e graduandos. Esse ano, houve um total de 1440 monitores inscritos, que se dividiram nas salas interativas e áreas comuns.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: última hora Espaço das Profissões 2017 Ensino Médio