Foto de Capa Mostra Lisbeth

Alunos levam exposição fotográfica para a Agro Centro-Oeste Familiar

Em 06/06/17 17:21.

Mostra aborda assuntos inseridos na temática da produção e consumo de alimentos, envolvendo problemas e soluções

Texto: Luciana Gomides

Fotos: Adriana Silva

A influência do modelo de agronegócio exportador que visa, essencialmente, a lucratividade, faz emergir a necessidade de mudanças referentes à segurança alimentar e ao sistema de crédito global. Inseridos nessa temática e orientados pela professora Lisbeth Oliveira, alunos da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG (FIC) apresentam a exposição fotográfica Luz e Sombra: Os Alimentos da Emergência. As fotos, de autoria dos próprios expositores, estarão em cartaz no Centro de Eventos da UFG, no Câmpus Samambaia, durante a Agro Centro-Oeste Familiar 2017.

Mostra I

Alunos da FIC organizam exposição em cartaz na Agro Centro-Oeste Familiar 2017

A exposição tem como objetivo apresentar ao público registros que abordam aspectos da alimentação que seguem desde a produção até os hábitos alimentares. O nome dado à mostra tem o intuito de trazer as luzes de um novo modo de produção e consumo sobre a crise dos custos ambientais e financeiros oriundos do agronegócio. O processo de produção das imagens se deu pela imersão teórica dos estudantes no tema. A leitura de textos sobre o assunto possibilitou a elaboração das legendas, sempre abordando de forma descritiva a ideia transmitida pela fotografia.

Mostra III

Expositores imergiram de forma teórica e prática no tema

Além das fotos, os visitantes terão acesso a um texto explicativo e suas referências bibliográficas, além de imagens relacionadas ao tema retiradas de publicações especializadas, todos fixados em uma das geladeiras que fazem parte do projeto Gelateratura. Após a apreciação da exposição, o público será convidado a responder um questionário avaliativo para sondar sua impressão e expectativas.

Mostra IV

Texto explicativo, referências bibliográficas e questionários estarão disponíveis para o visitante

A equipe de expositores é formada pelos estudantes da disciplina de Fotojornalismo, ministrada pela professora Lisbeth, acompanhados por alunos de projetos de extensão e do Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem (NPTI), ambos pertencentes à FIC. Entre os temas abordados na exposição estão a agricultura familiar, técnicas de produção de alimentos (hidroponia e mandala), custo de produção de alimentos, origens e usos dos alimentos, consumo de alimentos pouco nutritivos, modificação genética e uso dos agrotóxicos.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: última hora Fic Agro Centro-Oeste Familiar