ICEIS

Trabalho do INF é considerado melhor artigo no ICEIS 2017

Em 03/05/17 11:20.

Estudo apresenta solução computacional para  encontrar informações parecidas em textos digitais

Trabalho de professores e alunos do Instituto de Informática da UFG (INF) foi selecionado como melhor artigo da 19 International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS 2017), evento realizado em abril na cidade do Porto, Portugal. O texto foi selecionado de um conjunto de artigos que se destacaram, baseando-se qualitativa e quantitativamente nas classificações e nos comentários providos pelo comitê de revisores, na classificação final como artigo completo e na apresentação oral na conferência.

O estudo "fgssjoin: a GPU-based Algorithm for Set Similarity Joins", dos alunos Rafael David Quirino e Sidney Ribeiro Júnior, com coautoria dos professores Leonardo Andrade Ribeiro e Wellington Santos Martins, apresenta uma solução computacional rápida para o problema de se encontrar informações parecidas (quase duplicatas) em textos digitais. "Suas aplicações vão desde a listagem de contatos semelhantes numa agenda, até a detecção de plágio em textos na web", explica Wellington Martins. "O objetivo da pesquisa é melhorar o desempenho de junções por similaridade utilizando paralelismo maciço. O nosso trabalho conseguiu um aumento de desempenho de dezenas de vezes em relação a soluções sequenciais (não paralelas) do estado da arte", completa Sidney Ribeiro.

prêmio INF

Fonte: Ascom UFG