capa oásis de sonhos

Alunos da UFG se unem para reavivar DCE da Praça Universitária

Em 27/04/17 15:17.

Incentivados pelo Projeto Oásis de Sonhos, estudantes estão revitalizando o espaço físico da entidade estudantil

Texto: Vinícius Paiva

Fotos: Colaboração

Atrativo, confortável e usual. Esse é o Diretório Central dos Estudantes que os alunos da Universidade Federal de Goiás (UFG) buscam com a ocupação do espaço físico da entidade na Praça Universitária. No último domingo (23/4) alunas da UFG promoveram o Oásis de Sonhos, projeto que busca conseguir todo o material a ser utilizado nas ocupações e reformas por meio de parcerias e doações, além de reunir voluntários para transformações sociais. No local, foi feita uma limpeza geral para para que novas cores e pinturas pudessem ser estampadas nas paredes. Com uma decoração simples, construída a partir de materiais recicláveis e muita criatividade, o local traduz o empoderamento daqueles que lutam por causas nobres que merecem visibilidade.  

Na mobilização, o Grupo ComAmorque instala hortas em escolas e transforma espaços abandonados de acordo com as vontades da comunidade, plantou uma horta comunitária, seguindo os princípios da agricultura orgânica, e desenvolveu um jardim medicinal, inspirado na medicina chinesa. Quem compareceu ainda pôde curtir o som apresentado pelo Grupo Coró de Pau, que há alguns anos ocupa o espaço com ensaios semanais de ritmos de percussão, junto com alguns alunos da Universidade que também tocam nas baterias universitárias da UFG. 

DCE do Universitário ganha horta

Voluntários colaboraram para instalação da horta comunitária 

estudantes se unem em mobilização no DCE

Mobilização contou com a participação de estudantes UFG e também pessoas da Comunidade

A reestruturação aconteceu por meio de doações e ações coletivas. Foram arrecadados produtos de limpeza, materiais para pintura (como tintas e pincéis), apetrechos decorativos, além de ferramentas e produtos para jardinagem. A ação ainda deve continuar, agora reformando a fachada e os banheiros do local.

Local ganhou novas pinturas

O DCE ganhou novas pinturas para representar a vivacidade e a alegria desejada para o local

DCE e Oásis de Sonhos

O Diretório Central dos Estudantes é a entidade que representa todos os alunos da UFG, tanto no âmbito acadêmico quanto político e jurídico. Já o Oásis de Sonhos objetiva transformar e ocupar os espaços públicos por meio da mobilização popular e envolvimento comunitário. Atualmente, o projeto é comandado pelas alunas da Faculdade de Direito da UFG, Fernanda Alves e Bianca Porto, além da estudante de Relações Internacionais da UFG, Aline Schwaderer. E as alunas deixam o seu recado: "queremos mostrar que é possível transformar realidades por meio do engajamento. A revitalização reflete no espírito daqueles que se preocupam e se atentam com os indivíduos e com as causas sociais". 

Organizadoras do Oásis de Sonhos

Aline, Fernanda e Bianca são as organizadoras do Oásis de Sonhos na UFG

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última hora