Novos servidores já podem acessar Plataforma Vias

Em 24/04/17 17:21.

Módulos de educação a distância integram Curso Introdutório para Técnico-Administrativos em Educação em estágio probatório

Texto: Luiz Felipe Fernandes

Fotos: Adriana Silva

Servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) da Universidade Federal de Goiás (UFG) que estão em estágio probatório já podem acessar a Plataforma Vias, um ambiente virtual de aprendizagem que integra o Curso Introdutório oferecido pelo Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH). O curso, desenvolvido pelo DDRH em parceria com o Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas (Media Lab), tem formato semipresencial. Além dos módulos de educação a distância (EaD), o servidores participam de eventos de integração presencial.

A Plataforma Vias foi lançada nos encontros presenciais dos dias 11 e 13 de abril. O coordenador do Media Lab, Cleomar Rocha, apresentou os recursos disponíveis pelo sistema, que inclui vídeos, mapas, jogos e outras ferramentas interativas. "A perspectiva é desenvolver habilidades e competências e não apenas disponibilizar o conteúdo programático. É uma perspectiva mais concreta e ligada às atividades práticas", ressaltou.

Para aprovação no curso, é necessária a conclusão de todos os módulos EaD. Caso ocorra falta nos eventos de integração presencial, o servidor deve comunicar formalmente sua falta ao DDRH, por meio do e-mail capacita.ddrh@ufg.br. A participação em dois encontros presenciais, totalizando 8 horas, é essencial para a realização de atividades dos módulos a distância. Portanto, em caso de faltas, além de enviar o comunicado, o servidor deverá participar de outros eventos promovidos pela UFG, com carga horária equivalente, para fazer as atividades online do curso introdutório.

O diretor do DDRH, Márcio Medeiros Oliveira, destacou que a Plataforma Vias faz parte de uma nova concepção de integração dos servidores à UFG e que vinha sendo construída desde 2014. Assim, o antigo Seminário de Integração, com carga horária de 20 horas e promovido até 2015, deu lugar ao Curso Introdutório, com carga horária total de 120 horas.

Plataforma Vias

Servidores da UFG em estágio probatório participam de encontro presencial de integração oferecido pelo DDRH

Diversidade e inclusão
Os servidores que participaram dos encontros do início do mês também tiveram uma aula de inclusão e diversidade. Foram abordados o curso de Libras oferecido pela UFG e o Núcleo de Acessibilidade. A diretora do núcleo, professora Vanessa Dalla Déa, apresentou um histórico das lutas pelos direitos das pessoas com deficiência e falou de comportamentos preconceituosos que são obstáculos em suas vidas. O Núcleo de Acessibilidade foi criado em 2008 a partir de articulação entre órgãos da UFG para implementação de políticas de acessibilidade.

A convite do coordenador de Ações Afirmativas, Jean Baptista, representantes de estudantes negros, indígenas, transexuais e mulheres expuseram aos servidores exemplos de situações cotidianas que refletem preconceito e discriminação. "Estamos vivendo na UFG um momento histórico com a lei de cotas e outras ações afirmativas, como o UFG Inclui. Por isso temos, como servidores públicos, a responsabilidade de colaborar com esses estudantes", disse o coordenador. A capacitação dos novos TAEs em temáticas relacionadas a gênero, sexualidade e questões étnico-raciais foi uma demanda da comunidade estudantil.

Plataforma Vias

Diretor do DDRH, Márcio Medeiros, e pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, Geci Jose Pereira da Silva

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: última hora