Weby shortcut
Bandeira Reino Unido
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
foto premio

Pesquisa do IQ e CRTI é premiada pelo CNPq

Por Angélica Queiroz. Criada em 29/03/17 11:27. Atualizada em 30/03/17 08:19.

Imagem microscópica do estudo recebeu destaque no VI Prêmio Fotografia-Ciência e Arte

Projeto de pesquisa da Universidade Federal de Goiás (UFG) conquistou o segundo lugar no VI Prêmio Fotografia-Ciência & Arte 2016 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na categoria Imagens Produzidas por Instrumentos. O trabalho premiado apresentou imagens microscópicas que mostravam a fixação de nanopartículas magnéticas na estrutura porosa de um substrato de papel. Obtidas por Microscopia Eletrônica de Varredura com Emissão de Campo, a imagem contemplada foi batizada de Nanopartículas Aprisionadas.

Coordenada pelo professor do Instituto de Química (IQ) da UFG, Wendell Coltro, a pesquisa foi desenvolvida por meio de uma colaboração internacional entre a UFG e a Universidade de Buenos Aires, durante a produção de sensores descartáveis. No projeto, os doutorandos Federico Figueredo e Paulo de Tarso Garcia desenvolveram um sensor colorimétrico contendo nanomateriais incorporados em um substrato de papel para aplicações biomédicas.

Segundo Wendell Coltro, a obtenção da imagem premiada só foi possível por uma parceria com o Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI). “Esse prêmio coloca a UFG em destaque no cenário nacional e evidencia a importância da infraestrutura disponível no CRTI para o desenvolvimento científico e tecnológico em alto nível”, afirmou.

foto premiada

Mais informações sobre esse trabalho podem ser encontradas no artigo publicado na ACS Applied Materials & Interfaces 2016, 8 (1), pp 11–15.

Saiba mais sobre o CRTI no site.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última Hora