Enade 2016

Cursos da UFG obtêm nota 5 no Enade

Em 09/03/17 10:33.

Alcançaram nota máxima: Administração (Goiânia), Direito (Jataí), Psicologia (Goiânia), Ciências Contábeis (Goiânia) e Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda (Goiânia)

Cinco cursos da Universidade Federal de Goiás (UFG) obtiveram nota máxima no Conceito Enade, que é um dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior levantados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). Alcançaram nota cinco os seguintes cursos: Administração (Goiânia), Direito (Jataí), Psicologia (Goiânia), Ciências Contábeis (Goiânia) e Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda (Goiânia). O resultado é relativo ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) aplicado em 2015 e divulgado nesta quarta-feira (8/3).

Os cursos de Administração (Catalão), Direito (Goiânia), Ciências Econômicas (Goiânia), Psicologia (Jataí) e Jornalismo (Goiânia) também registraram resultado satisfatório, alcançando nota quatro no Conceito Enade. Nem todos os cursos participam da avaliação anual. Em 2015, o Inep avaliou os bacharelados nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins e os Eixos Tecnológicos em Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.

Indicadores de Qualidade
O Conceito Enade, junto com o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), compõem os Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Em uma escala de um a cinco, os indicadores revelam qual é a avaliação dos cursos de graduação e das Instituições de Ensino Superior brasileiros.

O Conceito Enade, em específico, é um indicador de qualidade calculado a partir dos desempenhos dos estudantes concluintes dos cursos de graduação no Enade. A nota é formada a partir da média ponderada da prova de Formação Geral (10 questões, sendo oito objetivas e duas discursivas, comum para todas as áreas avaliadas) e de Conhecimento Específico (30 questões, sendo 27 objetivas e três discursivas), com pesos de 25% e 75%, respectivamente.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Enade última hora