UFGInclui recebe maior número de estudantes desde sua criação 03.

Cresce número de matriculados no UFG Inclui

Em 06/03/17 13:59.

Na primeira chamada, 33 indígenas e 75 quilombolas se matricularam na UFG

Texto: Angélica Queiroz

Fotos: Ana Fortunato

Criado para democratizar o acesso à Universidade, o Programa UFGInclui tem crescido a cada ano. Em 2017, o número de estudantes que ingressaram pelo programa foi maior que em 2016 que, por sua vez, foi maior que em 2015. Este ano, na primeira chamada, se matricularam, em todas as regionais, 108 estudantes – 33 indígenas e 75 quilombolas – e outros estudantes ainda podem ser convocados na segunda chamada. Em 2016, a Universidade recebeu 94 indígenas e quilombolas, mais que o dobro de 2015, quando 35 alunos ingressaram na Universidade pelo programa.

Durante a matrícula, nos dias 2 e 3 de março, membros da Coordenação de Inclusão e Permanência estiveram presentes para informar aos estudantes sobre seus direitos – todos os indígenas e quilombolas que ingressam na UFG, assim como nas demais universidades brasileiras, têm direito a uma bolsa de 900 reais, paga, desde 2010, pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) – e identificar casos que mais precisam de acompanhamento.

UFGInclui

Coordenação de Inclusão e Permanência deu orientações aos estudantes durante a matrícula

Para o coordenador de inclusão e permanência da UFG, Jean Baptista, o crescente número de novos estudantes indígenas e quilombolas na UFG deve se a uma série de fatores, como o fato de o programa ter se tornado mais conhecido, uma vez que ganha uma idade mais avançada. "Os veteranos também estão mais articulados, envolvidos com afinco na divulgação. Os investimentos que a Universidade tem feito também estimulam novos ingressos: a criação do Espaço de Convivência, a existência de a equipe de professores de Matemática e Português, a existência de uma equipe especializada para o atendimento a esses alunos, bem como a criação da casa do estudante indígena e quilombola da UFG são fatores que estimulam o ingresso desses estudantes na universidade fortalecendo sua democratização ”, detalha.

Confira os números da primeira chamada de 2017 por regional:

Goiânia - 28 indígenas e 61 quilombolas

Câmpus Aparecida – 1 quilombola

Catalão - 2 quilombolas

Jataí – 3 indígenas e 10 quilombolas

Goiás – 2 indígenas e 1 quilombola

Heli Danúbia Ferreira - Engenharia Ambiental e Sanitária

Gleice Ferreira de Torres - Artes Cênicas

Daniella Teles Maia - Comunicação Social: Publicidade e Propaganda

Thaísse Gonçalves dos Santos Rosa - Farmácia

Dayllan José de Sousa - Biomedicina

Roberto Sacramento Rocha - Engenharia Elétrica

Márcia Sacramento Rocha - Pedagogia

Samuel de Araujo Rocha - Matemática

UFGInclui

O UFGInclui prevê uma vaga extra em cada curso de graduação onde houver demanda indígena e quilombola, quando oriundos de escola pública, a partir da pontuação obtida pelo Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), bem como 15 vagas para candidatos surdos na graduação Letras Libras.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última Hora UFG Inclui