Olimpíada de Matemática, ensino médio, ensino fundamental, IME, UFG

Vencedores da XXV Olimpíada de Matemática são premiados

Em 24/02/17 12:13.

Cinco cidades do Estado tiveram representantes entre os talentos da matemática

Texto: Carolina Melo

Fotos: Adriana Silva

Alunos dos ensinos médio e fundamental de Goiânia, Anápolis, Jataí, Itumbiara e São Luís de Montes Belos foram premiados nesta sexta-feira (24/2) pela XXV Olimpíada de Matemática do Estado de Goiás (Omeg), organizada pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (IME/UFG). A edição deste ano celebrou os 25 anos do evento, que tem o apoio da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e do Instituto Lemman.

Dentre quase mil participantes, 45 estudantes receberam medalhas e menções honrosas. Para o reitor da UFG, Orlando Amaral, os jovens que se destacaram são exemplos de que o reconhecimento é resultado do trabalho e da dedicação. A premiação, segundo ele, é um incentivo para continuarem estudando. "Agora eles estão recebendo medalhas, amanhã será um reconhecimento profissional. A minha homenagem também se estende a todos que participaram dessa edição", afirmou.

Escolas destaques

As 16 instituições de ensino que se destacaram na competição também foram agraciadas e receberam troféus. O reitor da UFG ressaltou o pouco incentivo ao conhecimento científico no País, especialmente na educação básica e sobretudo na escola pública. "Isso acaba refletindo no universo dos alunos que chegam à universidade. É necessário que isso mude. Se um país quer se desenvolver, deve investir nas instituições públicas de ensino", disse.

A coordenadora da Omeg e professora do IME, Ana Paula Chaves, parabenizou os professores e as escolas que incentivam a participação dos jovens. Segundo ela, ainda esse ano a Olimpíada do Estado, junto à comissão nacional das olimpíadas, pretende montar um Polo de Treinamento Intensivo (Poti) com o objetivo de auxiliar os estudos dos alunos. "Nosso objetivo é impulsionar a representação dos estudantes do estado no cenário de competições internacionais".

Além do reitor Orlando Amaral e da coordenadora da competição no estado, Ana Paula Chaves, participaram da mesa diretiva para a entrega das premiações o pró-reitor de Administração e Finanças, Carlito Lariucci, o diretor do IME, Maurício Donizetti Pieterzack, o pró-reitor adjunto de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, José Carlos Seraphin, a pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura, Claci Fátima Rosso, e a coordenadora do Omeg, Ana Paula Chaves.

Pró-reitor de Administração e Finanças da UFG, Carlito Lariucci, cumprimenta um dos alunos participantes

Representatividade do Estado

Em 29 de outubro do ano passado as provas foram aplicadas em 11 cidades, sendo elas Anápolis, Catalão, Ceres, Cristalina, Goiânia, Iporá, Itaberaí, Itumbiara, Jataí, Quirinópolis e São Luís de Montes Belos. Segundo a avaliação de Ana Paula, coordenadora da Omeg, o alcance pode ser ainda maior. "Podemos alcançar mais alunos, encontrar mais talentos da matemática e esse é o nosso objetivo".

45 estudantes goianos dos ensinos médios e fundamental foram premiados na Olimpíada de Matemática

Confira mais fotos no link.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última hora Olimpíada de Matemática