Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
UFG desenvolve método de detecção de embriaguez pela pupila

UFG desenvolve método de detecção de embriaguez pela pupila

Por Angélica Queiroz. Criada em 17/02/17 10:36. Atualizada em 17/02/17 14:29.

O aparelho é menos invasivo que os testes mais utilizados atualmente e permite ainda a constatação à distância de drogas ilícitas

Texto: Caroline Pires

Cerca de 24% dos motoristas afirmam que assumem a direção do veículo após terem consumido bebida alcoólica, o dado é da Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o objetivo de facilitar o processo de identificação de condutores alcoolizados, pesquisadores do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG) construíram um aparelho de pupilometria dinâmica que é capaz de diagnosticar o consumo de álcool por meio da filmagem e estimulação da pupila do indivíduo.

Para obter medidas precisas do comportamento pupilar, foi construído um pupilômetro, que é um equipamento capaz de gravar imagens da pupila com iluminação infravermelha, estimulando a sua contração e dilatação e permitindo a medição do diâmetro pupilar em cada instante da filmagem. Após a estimulação da pupila, são analisadas características como tempo de reação, velocidade de dilatação, simetria entre os olhos e outros aspectos fundamentais para a constatação de embriaguez. “Com esses dados compilados pode ser possível ainda detectar o uso de drogas ilícitas pelo comportamento pupilar”, completa um dos idealizadores do equipamento Hedenir Pinheiro.

Mais de 350 vídeos foram registrados para construir a base de dados do aparelho que levou em conta ainda aspectos como idade, sexo, nível de oxigênio no sangue, índice de massa corporal e hábitos de ingestão de bebida alcoólica. Além de ser menos invasivo do que o etilômetro e os exames de sangue geralmente utilizados para a confirmação da ingestão de álcool, o aparelho de pupilometria permite que os testes sejam realizados e analisados remotamente. O aparelho também não exige o uso de peças descartáveis e pode ser realizado até mesmo por pessoas que tenham dificuldade em soprar em fluxo contínuo. Os resultados mostraram que o aparelho pupilometria criado na UFG alcança um grau de eficiência de 96% quando realiza as análises de maneira individualizada e baseadas em banco de dados suficientes em vídeo.

UFG desenvolve método de detecção de embriaguez pela pupila

UFG desenvolve método de detecção de embriaguez pela pupila

Utilização imediata

O professor do Instituto de Informática, Ronaldo Costa, ressalta que o método ainda precisa ser aprimorado, tanto para a redução do custo de produção do aparelho, em média 4.000 reais, quanto para a detecção da quantidade mínima de vídeos para a detecção de alcoolemia. Por enquanto a aplicação do pupilômetro se restringe aos locais de trabalho que permitam a filmagem no indivíduo em estado sóbrio. Com base nessas imagens, é possível garantir o monitoramento do consumo de bebidas alcoólicas por aqueles que exerçam determinadas atividades críticas, como motoristas, policiais ou taxistas.

Fonte : Ascom UFG

Categorias : última hora Release inf

Listar Todas Voltar