Regional Catalão 02

Catalão apresenta proposta para construção de Casa do Estudante

Em 10/02/17 10:16.

Projeto foi discutido com a comunidade e a expectativa é que a licitação para início das obras ocorra ainda em 2017

Texto e fotos: Fábio Gaio

Uma audiência pública realizada nesta quarta-feira (8/2), no auditório professor Paulo de Bastos Perillo, na Regional Catalão da UFG, apresentou e debateu com a comunidade universitária o projeto de construção da casa do estudante. Engenheiros e arquitetos do Centro de Gestão do Espaço Físico (Cegef) explicaram detalhes da proposta, que deverá atender, quando completamente finalizada, 260 alunos.

De acordo com a arquiteto e urbanista do Cegef, José Cruciano de Araújo Filho, o projeto deverá contar com dois blocos, com possibilidade de dividir a construção em duas etapas. Cada bloco terá quatro pavimentos com seis apartamentos por andar, sendo o térreo com quatro unidades acessíveis que comportam até dois estudantes. Nos demais andares a capacidade é para seis pessoas por apartamento. 

Pela proposta apresentada, todos os apartamentos terão varanda e ambiente para estudo. O projeto prevê ainda a construção de sala conjugada com cozinha e um banheiro social. O edifício deverá ser construído na área do Campus II da Regional Catalão, que também está localizada no Setor Universitário, que abrigará futuramente o curso de Medicina.

A Coordenadora de Assuntos da Comunidade Universitária e presidente da comissão para construção da Casa do Estudante, psicóloga Maria Terezinha do Prado, espera que a licitação para o início das obras ocorra ainda em 2017. Nesse momento, a equipe do Cegef está fechando detalhes com a Coordenação de Administração e Finanças (CAF) e, posteriormente, a comissão estudará as propostas apresentadas durante a audiência pública e deverá encaminhar as decisões a fim de que o projeto seja concluído e lançado o edital de licitação para início das obras. Quanto a disponibilidade orçamentária, Terezinha esclareceu que a verba é proveniente do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e ficou pactuado com a reitoria que o recurso destinado para Catalão seria utilizado para a moradia estudantil.

Arquiteto José Cruciano de Araújo Filho, durante apresentação da projeto da Casa do Estudante

Arquiteto José Cruciano de Araújo Filho, durante apresentação da projeto da Casa do Estudante

 

Categorias: última hora