Juan Barrio

Professor da UFG preside Associação Brasileira de Planetários

Em 07/02/17 14:05.

Juan Barrio, diretor do Planetário da UFG, é o primeiro representante do Centro-Oeste a assumir a presidência da Associação

Texto: Angélica Queiroz

Foto: ABP

O professor da UFG e diretor do Planetário da Universidade, Juan Barrio, é o novo diretor-presidente da Associação Brasileira de Planetários (ABP), entidade que visa congregar profissionais de Astronomia e planetaristas em todo o país. É a primeira vez que a ABP elege um presidente no Centro-Oeste. Outro professor do Planetário da UFG, Paulo Sobreira, assume como tesoureiro da ABP, além de também ser um dos membros da Comissão de Ensino e Divulgação da Sociedade Astronômica Brasileira.

Segundo Juan Barrio, com a nova gestão, a diretoria da ABP até 2018 passa a ser composta por quatro professores com perfis que se complementam. Juan Barrio destaca que, entre os principais desafios na gestão da ABP, está a manutenção dos planetários em funcionamento devido às mudanças políticas nas prefeituras, às quais muitos planetários estão vinculados. Outro desafio, segundo ele, são os cortes no Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI) e a falta de apoio e editais direcionados a espaços como os planetários.

"Pelo tamanho do Brasil, a nossa grande tarefa neste momento está sendo identificar e localizar os planetários existentes no país para poder dar um suporte de programas e de aspectos técnicos necessários para seus funcionamentos e estruturas administrativas. Ao mesmo tempo, estamos implementando o site para que os associados tenham acesso através de área restrita a uma série de material", detalha.

Para ele, o Planetário da UFG vem se tornando uma referência nacional tanto no nível de formação da equipe, quanto nas suas ações e envolvimento nos diferentes níveis, sejam da pesquisa, do ensino ou da extensão. Em 2016, mais de 21 mil pessoas foram atendidas no Planetário da UFG, além de o espaço ser utilizado para aulas na graduação e especialização. Segundo Juan Barrio, Goiânia assume, nesse cenário, um espaço de destaque no que diz respeito à Astronomia no Brasil lembrando que, em agosto, a capital receberá a X Reunião da Associação de Planetários da América do Sul.

ABP

Da esquerda para a direita, Antônio Rabello, Paulo Sobreira, Juan Barrio e José Roberto, diretoria atual da ABP

 

Fonte: Ascom UFG

Categorias: última hora