Sala de aula UFG

Quer estudar na UFG? Veja as formas de ingresso

Por Caroline Pires. Criada em 13/01/17 08:56. Atualizada em 13/02/17 09:44.

Os candidatos devem ficar atentos aos prazos e procedimentos específicos para concorrer às vagas oferecidas anualmente pela instituição

Texto: Caroline Pires

A Universidade Federal de Goiás é uma instituição pública de ensino superior que oferece curso de graduação gratuitos a toda a comunidade e possui regionais nas cidades de Goiânia, Jataí, Catalão e Cidade de Goiás. Em 2014 o Conselho Universitário aprovou a adesão integral da UFG ao Sistema de Seleção Unificado (SiSU). A partir de então, o interessado em ingressar na UFG deve realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio e, posteriormente, concorrer a uma das vagas oferecidas na instituição via SiSU.

Não é a UFG que define o cronograma do SiSU. Sempre no início do ano o Ministério da Educação divulga o período para que os interessados possam se inscrever a uma das vagas oferecidas. Confira o Termo de Adesão no www.sisu.ufg.br.  Vale lembrar que a Universidade só participa do SiSU no primeiro semestre.

Para o ano de 2017, serão oferecidas 6.365 vagas pelo SiSU em 142 cursos de graduação. Alguns cursos, que necessitam de Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos (VHCE) não serão contemplados pelo SiSU, como Arquitetura e Urbanismo, Música e Musicoterapia. Conheça mais sobre os cursos de graduação oferecidos pela UFG.

UFG Inclui

O Programa UFGInclui cria uma vaga extra para negros quilombolas e outra para indígenas em cada um dos cursos de graduação oferecidos pela Universidade, desde que haja demanda desses candidatos. O programa também oferta 15 vagas no curso de Letras: Libras (licenciatura), turno noturno, para candidatos surdos.

Candidatos Indígenas ou Negros Quilombolas que optarem por algum curso que exija Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos (VHCE), sendo eles, Arquitetura e Urbanismo, Música e Musicoterapia, têm que prestar estas provas para concorrerem às vagas extras e somente se aprovados poderão ocupar essas vagas. As provas de VCHE serão aplicadas nos dias 9 e 10 de fevereiro. Confira os programas das provas de VHCE.

Vagas remanescentes

Uma vez ao ano, sempre no segundo semestre, o Centro de Gestão Acadêmico (CGA) divulga o edital para Preenchimento de Vagas Remanescentes. Essas vagas são aquelas que não foram preenchidas pelo SiSU ou referentes a alunos que desistiram do curso.

O edital visa preencher essas vagas remanescentes com aqueles que desejem mudar de curso para estudantes da UFG, aos portadores de diploma de curso superior, aos que pretendam reingressar e aos estudantes de outras Instituições de Ensino Superior (IES) que pretendam ingressar na UFG por transferência facultativa.

A partir de 2016 essa seleção passou a ser realizada com base na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em 2017, a divulgação deste edital está prevista para setembro.

Fonte : Ascom/UFG