Reino Unido
MP capa

UFG e MP-GO assinam convênio de cooperação

Criada em 13/12/16 19:03. Atualizada em 14/12/16 13:47.

Parceria tem ênfase no uso de Veículos Aéreos Não Tripulados em atividades periciais de Goiás, em especial ao registro e contabilização de crimes ambientais

Texto: Denise Ribeiro
Fotos: Carlos Siqueira

A Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) assinaram nesta terça-feira (13/12) convênio de cooperação mútua entre as duas instituições por meio do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (Iesa), da UFG, do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma) e da Coordenação de Apoio Técnico Pericial (Catep), do MP-GO. O documento foi assinado pelo reitor Orlando Amaral, pelo procurador-chefe Lauro Machado Nogueira e pelo vice-diretor do Iesa, Vanilton Camilo de Souza.

O convênio, com duração de cinco anos, visa a execução do projeto de pesquisa "Plataforma aérea não tripulada para aquisição de indicadores socioambientais em meio urbano e rural", do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig). Serão promovidos estudos, avaliações e diagnósticos em meio ambiente e geoprocessamento, sobretudo em atividades periciais no estado de Goiás, em especial ao registro e contabilização de crimes ambientais, somando-se ao aperfeiçoamento, extensão, integração e intercâmbio entre as instituições.

O reitor Orlando Amaral lembrou que o Lapig é referência no Brasil e no exterior em processamento de imagens, motivo pelo qual foi convidado a firmar o convênio de cooperação. Com uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), o Lapig obterá imagens com elevada resolução espacial, com a flexibilidade necessária para ser transportado a vários tipos de ocorrências nos municípios goianos e com custos significativamente menores do que aviões tripulados e até mesmo ao de imagens de satélites comerciais.

O MP-GO doará um conjunto VANTs e acessórios à UFG/Lapig com recursos oriundos de Termos de Compromisso e Ajustamento de Condutas (TAC) ou decorrentes da aplicação de multas em liminares. Serão mantidos dois bolsistas de graduação da UFG/Iesa, inicialmente por um período de dois anos. No total, o repasse do convênio será de R$ 300 mil reais. "A iniciativa vai ajudar todas as instituições e fico feliz em poder celebrar este convênio", declarou o procurador-geral do MP-GO, Lauro Machado Nogueira.

MP
Convênio foi assinado pelo reitor Orlando Amaral, pelo procurador-chefe Lauro Machado Nogueira e pelo vice-diretor do Iesa, Vanilton Camilo de Souza

Para a promotora Marta Moriya Loyola, da 2ª Promotoria de Justiça de Senador Canedo, região onde será executado o primeiro trabalho dentro do convênio, a parceria com a UFG proporcionará efetividade nas ações do MP-GO. "Com este recurso sendo destinado à UFG teremos o que apresentar aos municípios para que eles realmente promovam a recuperação dos mananciais. Esse dinheiro renderá frutos e será revertido ao meio ambiente", afirmou.

De acordo com o coordenador da pesquisa, Manuel Eduardo Ferreira, o convênio é benéfico para as duas instituições, mas sobretudo para a sociedade, para o meio ambiente e para a comunidade acadêmica, já que os dados coletados poderão ser trabalhados por estudantes em pesquisas específicas. O coordenador do Catep, Rogério César, destacou que o acompanhamento dos pesquisadores da UFG tornará o trabalho mais rápido e com parecer mais fundamentado. "Técnicos do Ministério Público explorarão mais e em menos tempo", ressaltou o coordenador do Catep.

MP2
Representantes da UFG e do MP-Go celebram convênio com repasse de R$ 300 mil reais à Universidade

Fonte: Ascom / UFG

Categorias: Última hora Reitoria IESA Lapig