Prêmio Wilmar Alves de Jornalismo anuncia vencedores

Em 09/12/16 14:14.

Iniciativa reconheceu o trabalho de jornalistas goianos nas áreas de cidadania e direitos humanos

Texto: Camila Godoy

Fotos: Carlos Siqueira

Foram anunciados na manhã desta sexta-feira (9/12) os vencedores do Prêmio de Jornalismo em Cidadania e Direitos Humanos Wilmar Alves, promovido pela Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (FIC/UFG). Os jornalistas de veículos goianos foram premiados nas categorias jornalismo impresso, telejornalismo, radiojornalismo e webjornalismo, com reportagens que colaboram com a promoção da democracia, da cidadania e dos direitos humanos e sociais.

De acordo com a coordenadora do curso de Jornalismo da FIC, Ângela Teixeira, comissões formadas por professores e profissionais da área avaliaram se as reportagens estavam em conformidade com o propósito do prêmio, com a utilização de critérios técnicos e jornalísticos específicos de cada área, além do respeito aos princípios éticos e à dignidade humana.

A diretora da FIC, Angelita Lima, explicou que, além de reverenciar a memória do jornalista Wilmar Alves, ex-diretor da Rádio Universitária, preso pela ditadura militar e falecido em 2006, o evento encerra as comemorações dos 50 anos de criação do curso de Jornalismo da UFG. "Pensávamos que este último ano seria apenas de festas, não tínhamos noção da urgência do assunto e das batalhas que o jornalismo iria enfrentar envolvendo a cidadania e os direitos humanos", afirmou.

Entrega do Prêmio de Jornalismo

Diretora da FIC/UFG, Angelita Lima falou sobre a importância do tema do prêmio no atual momento político

Em um momento de muita emoção, a viúva de Wilmar Alves, a jornalista Laurenice Noleto, falou sobre as lutas de seu companheiro. "Conviver com Wilmar foi aprender a ter um olhar crítico para as coisas. Ele lutou pelo jornalismo cidadão e humano, essencial à democracia, e que é uma responsabilidade de todos nós. Com essa premiação, percebo que a luta nunca acabou. É uma honra ter colegas tão comprometidos", enfatizou.

Entrega do Prêmio de Jornalismo

Emocionada, Laurenice Noleto, falou sobre a trajetória de seu marido e o legado que ele deixou para o jornalismo

Fundamentais para a realização da premiação, os representantes da Rádio Universitária, Roberto Nunes, do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg), Maria Auxiliadora Echegaray, do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sint-IfesGO), Silvânia Lima, e do Sindicato dos Jornalistas de Goiás, Luiz Antonio Spada, prestigiaram a homenagem. Durante a cerimônia, eles foram unânimes em avaliar o prêmio como um reconhecimento ao jornalismo ético e comprometido com a democracia.

Entrega do Prêmio de Jornalismo

Organizadores e jornalistas vencedores comemoram a homenagem no Prêmio Wilmar Alves de Jornalismo

Confira os vencedores:

CATEGORIA JORNALISMO IMPRESSO
Cleomar da Silva Almeida Rosa
Jornal O Popular
Título da Reportagem: "Número de homicídios de jovens em Goiás é mais que o dobro do registrado na população em geral"

CATEGORIA TELEJORNALISMO
Carla Lacerda do Nascimento Marques
TV Brasil Central
Série: "Autismo: um mundo singular"

CATEGORIA RADIOJORNALISMO