Visita da delegação da Universidade Pedagógica do Moçambique

Delegação de Universidade do Moçambique visita a UFG

Em 07/12/16 12:48.

A reunião encerrou uma série de visitas do grupo pela Universidade. Equipe busca ampliar cooperação com a UFG

Texto: Camila Godoy

Fotos: Adriana Silva

Com o intuito de estabelecer parcerias entre as duas instituições, uma delegação da Universidade Pedagógica de Moçambique visitou a Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI) da UFG, na manhã desta quarta-feira (7/12). Na ocasião, o grupo falou sobre a necessidade de implantar cursos de engenharia em Moçambique e de capacitar seus professores. A reunião encerrou uma série de visitas do grupo pela Universidade, que já passou pela Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e Computação, Instituto de Física e Planetário da UFG.

O diretor da delegação, Main Jorge Caetano, explicou que governo de seu país tem investido na área de industrialização e, portanto, precisa de profissionais capacitados formados em Moçambique. “Nossa Universidade recebeu laboratórios com equipamentos modernos, inclusive, muito parecidos com os que vimos aqui. Precisamos acelerar essa cooperação para criar cursos e elevar os níveis de competência dos nossos educadores”, afirmou. Ele destacou também que sua instituição já fez parcerias com universidades de Portugal e Alemanha e que o perfil de cursos da UFG nessa área contempla bastante as necessidades de seu país.

Visita da delegação da Universidade Pedagógica de Moçambique
Coordenador da delegação presenteia equipe da CAI

A coordenadora da CAI, Offir Bergemann, agradeceu a visita e falou sobre as possibilidades existentes de cooperação. Segundo ela, a Universidade estará atenta aos editais de mobilidade da Capes para a Associação das Universidades de Língua Portuguesa, além de programas como o Pró-África, o Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) e de iniciação científica que contemplem países africanos. A coordenadora também se colocou à disposição para auxiliar o grupo a estabelecer novos convênios.

Os professores da UFG, Kléber Figueiredo e Lourenço Matias, ambos da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e Computação, e Juan Bernardino Barrio, do Planetário, também participaram do encontro. Os docentes falaram sobre os cursos da UFG funcionam e debateram outras possibilidades para auxiliar a equipe. O coordenador do departamento de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Pedagógica de Moçambique, Saide Issufo, que já fez mobilização na UFG, e seu colega coordenador de Ciências Sociais e Filosóficas, Arlindo Nkadihnala, também falaram sobre suas experiências.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última hora CAI Moçambique Mobilidade