Protocolo para internacionalização

Universidades e governo assinam protocolo para internacionalização

Em 30/11/16 17:11.

Protocolo visa a criação da Rede Goiana de Educação Internacional para promover e fomentar a cooperação internacional entre as universidades goianas e estrangeiras

Texto: Denise Ribeiro
Fotos: Carlos Siqueira

O reitor da UFG, Orlando Amaral, assinou nesta quarta-feira (30/11), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o protocolo de intenções para criação da Rede Goiana de Educação Internacional. O documento foi assinado também pelos reitores da Universidade Estadual de Goiás (UEG), dos Institutos Federais de Goiás (IFG) e Goiano (IFGoiano), da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), do Centro Universitário de Anápolis (UniEvangélica) e pelo governador de Goiás, Marconi Perillo.

O protocolo de intenções visa a criação de um grupo de colaboração entre as universidades para promover e fomentar a cooperação internacional das Instituições de Ensino Superior (IES) de Goiás com as universidades e centros de pesquisa estrangeiros, por meio de ações conjuntas, troca de informações e experiências relacionados a cooperação internacional.

Segundo Orlando Amaral, as universidades de todo o mundo precisam ver a internacionalização com um ingrediente importante de suas políticas para formar melhor as pessoas e desenvolver melhor suas pesquisas. "Este protocolo nos ajuda a somar esforços, otimizar recursos e ajudar todas as instituições a se tornarem mais internacionais, a promoverem a mobilidade de estudantes e professores e incrementar a pesquisa", destacou o reitor da UFG.

Marconi Perrillo reforçou que a cooperação para internacionalização das instituições ampliará o espaço científico e acadêmico. "Parcerias internacionais nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e ensino superior são importantes instrumentos estratégicos para inserção no países em desenvolvimento, como é o nosso caso, no cenário global", ressaltou durante a assinatura do documento.

Protocolo para internacionalização 2
Reitor Orlando Amaral assina protocolo de intenções para criação da Rede Goiana de Educação  Internacional

Protocolo para internacionalização 3
Reitores de seis universidades goianas assinaram o documento