Suíça

Reitor recebe embaixador da Suíça no Brasil

Em 29/11/16 17:41.

Representantes da embaixada e membros da equipe de gestão da UFG falaram sobre possibilidades de cooperações e parcerias entre a UFG e instituições suíças

Texto: Angélica Queiroz

Fotos: Ana Fortunato

A Suíça é um dos países mais internacionalizados do mundo, com quatro línguas oficiais e 70% de suas pesquisas feitas em cooperação internacional. No entanto, grande parte das parcerias do país europeu com o Brasil ainda se concentram no eixo Rio-São Paulo. Visando estreitar laços também com o estado de Goiás, o embaixador da Suíça no Brasil, André Regli visitou a UFG na tarde desta terça-feira (29/11) juntamente com sua equipe. O reitor da UFG, Orlando Amaral, e membros da gestão da Universidade receberam o diplomata para conversa no gabinete da Reitoria.

Orlando Amaral apresentou a UFG à equipe da Embaixada, destacando o crescimento da UFG, especialmente na pós-graduação e a possibilidade de desmembramento das regionais Catalão e Jataí, com a criação de duas novas universidades federais no estado. A Coordenadora de Assuntos Internacionais da UFG, Ofir Bergemann, falou sobre alguns dos programas de internacionalização da Universidade, como diversos convênios e acordos de cooperação com instituições e pesquisadores de outros países e destacou a reformulação do Programa Ciência Sem Fronteiras, que está sendo redesenhado e deve priorizar a pós-graduação nos próximos anos.

A equipe suíça apresentou o sistema educacional do país e as oportunidades de bolsas de estudo oferecidas pela própria Embaixada e por instituições de ensino e pesquisa, destacando as parcerias entre empresas e universidades, bastante fortes no país europeu. André Regli lembrou que o empresariado suíço não tem muito conhecimento sobre Goiás e que a aproximação entre as áreas de ciência e tecnologia podem ser fundamentais para estreitar os laços entre a Suíça e o Estado. "Queremos levar esse calor humano de Goiás para a Suíça", afirmou, bem humorado. O diplomata destacou ainda que a Embaixada Suíça está aberta para a UFG, especialmente por conta do programa Swissnex, que tem como foco conectar ciência, educação e inovação da Suíça com outros países, entre eles o Brasil.

Suíça

Representantes da Embaixada e da Universidade conversaram sobre possibilidades de parcerias

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Última hora