Capa

Drogas e violência são temas de curso de extensão

Em 10/10/16 18:42.

Formação promovida pela Faculdade de Ciências Sociais envolve estudantes e profissionais da área de segurança

Texto: Caroline Pires e Luciana Gomides

Fotos: Adriana Silva

A Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da Universidade Federal de Goiás realiza o curso Sociologia do Crime, das Drogas e da Violência entre os meses de setembro e dezembro deste ano. Na tarde desta segunda-feira (10/10), no mini-auditório do Museu Antropológico, na Praça Universitária quem ministrou a aula foi o juiz criminal Alexandre Bizzotto. O curso possui como público-alvo profissionais da área de Segurança Pública, técnico-administrativos em educação e estudantes dos cursos de Direito e Ciências Sociais.

Nos encontros anteriores, os participantes imergiram em temas como o histórico das drogas na sociedade e a relação entre a violência e sua comercialização. Na aula Bizzotto citou o elo entre o combate às drogas e as punições aplicadas ao longo da História. Segundo ele,  é preciso entender o punitivismo no mundo em que vivemos para compreender a ‘guerra contra as drogas’. O juiz abordou ainda a questão da legalização e formação de ideias, fugindo do senso comum normalmente envolvido nas discussões sobre o assunto.

Aurélio Silva, agente da Polícia Civil e membro do Projeto Escola sem Drogas, afirmou que o aprendizado ao longo do projeto se soma as ações de prevenção, desconstruindo mitos e contribuindo na didática aplicada aos alunos de escolas públicas e privadas. A mesma desconstrução foi mencionada por Elias Magalhães, técnico-administrativo da área de segurança da UFG. “Uma desmitificação é a questão de enxergar o viciado como violento”, frisou, relacionando o que tem absorvido ao longo dos encontros ao seu cotidiano na universidade. O projeto encerra-se no dia 12 de dezembro e ainda serão abordadas temáticas como o papel do Estado brasileiro com relação às drogas e a nova lei de drogas.

Curso de extensão

Sob a coordenação do professor da Faculdade de Ciências Sociais da UFG, Djaci David de Oliveira, o curso visa compartilhar dados da pesquisa Intersetorialidade das Políticas de Drogas no Estado de Goiás, realizado pelo Núcleo de Estudos sobre criminalidade e violências (Necrivi). Além disto, entre os objetivos está colaborar para quebrar tabus nesta área, principalmente entre agentes que lidam diariamente com essas questões.

Segundo o professor, é muito comum associar o uso de drogas com a propagação da violência, o que não pode ser tomado como uma verdade absoluta. “Há inúmeros outras drogas que produzem violência e são liberadas, como por exemplo o álcool. E outros fatores importantes que devem ser levados em consideração, como a descriminalização contra as mulheres, o preconceito, o machismo...”, explica o pesquisador.

Para propiciar uma visão ampliada sobre o tema, além de pesquisadores da UFG, ministram o curso magistrados, doutorandos e professores de outras instituições de ensino. No final do curso os alunos deverão realizar um trabalho de conclusão de curso e estimulados a publicarem o material. A intenção da organização é oferecer novas edições do curso no próximo ano.

Participantes Curso Drogas

Curso voltado para estudantes e profissionais da área de Segurança Pública

Juiz Alexandre Bizzotto ministra curso Sociologia do Crime, das Drogas e da Violência

Aurélio Silva, agente da Polícia Civil e membro do Projeto Escola sem Drogas