pesquisadores assistem palestra

Fulbright oferece chance de intercâmbio para pesquisadores

Em 29/09/16 15:03.

Programa visa a troca de conhecimentos entre Brasil e EUA

Texto: Natália Moura

Fotos: Carlos Siqueira

Professores, pesquisadores e doutorandos da UFG compareceram hoje ao auditório do ICB IV para assistir a palestra sobre o programa Fulbright, que oferece bolsas de intercâmbio acadêmico entre Brasil e EUA, ministrada pelo diretor executivo da Comissão Fulbright no Brasil, Luiz Loureiro. O programa, que em 2017 completa 60 anos de relação com o Brasil, comemora a data trazendo novidades para os estudantes.

A competição das bolsas é aberta e os bolsistas são escolhidos por seus méritos acadêmicos e seu potencial de liderança. A expectativa da Fulbright, segundo Luiz Loureiro, é que os bolsistas representem seus respectivos países, tanto do lado americano quanto do brasileiro. É por isso que na oferta de bolsas para doutorado sanduíche a organização, o programa acabou de criar uma linha direcionada para estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (com exceção do DF) do Brasil.

Fulbright oferece chance de intercâmbio para pesquisadores da UFG

Professores e estudantes acompanham palestra sobre oportunidades de intercâmbio para os EUA pelo programa Fullbright

Segundo Luiz Loureiro, o programa quer “promover o entendimento como um todo do Brasil lá fora, e não só do Rio de Janeiro e de São Paulo”. A Fulbright percebeu que tinham poucos bolsistas dessas regiões do país e resolveram investir nessas regiões. Segundo Luiz Loureiro, o principal entrave para os estudantes é a língua por isso a organização oferece cursos de aperfeiçoamento do idioma para todos os programas de doutorado sanduíche.

As oportunidades são para diversos perfis de pesquisadores, a começar pelos professores que podem estar no meio de suas carreiras acadêmicas, ser jovens professores (com carreira acadêmica menor que oito anos) ou professores sêniores, que estão no ”topo da carreira”. Além disso, a Fulbrigth oferece oportunidade pra jovens professores de inglês/português, o Young English Teacher busca profissionais ajudem a ensinar a língua portuguesa nas universidades americanas.

A Fulbrigth está com 11 editais abertos, saiba como se candidatar pelo site

Fonte: Ascom UFG