CEI UFG

UFG lança Centro de Empreendedorismo e Incubação

Em 13/09/16 10:42.

Programa de Incubação de Empresas da Universidade deu espaço à nova marca com formato mais adequado à expansão das atividades

Texto: Camila Godoy

Fotos: Ana Fortunato

O Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI) da UFG, Regional Goiânia, já é uma realidade. Na manhã desta terça-feira (13/9), a incubadora Proine oficialmente se transformou no CEI, que desenvolve atividades que vão além do apoio ao surgimento de empreendimentos, oferecendo cursos, promovendo olimpíadas e programas, entre outros. O lançamento da nova marca ocorreu para contemplar a expansão das atividades do órgão, visto também que o nome Proine não reconhecia os centros nas diferentes regionais. O  evento reuniu pró-reitores, professores, empresários e representantes de incubadoras no prédio da Reitoria, no Câmpus Samambaia.

O coordenador do CEI, prof. Cândido Borges, apresentou os projetos do órgão que, segundo ele, pretende incentivar a cultura do empreendedorismo na Universidade e o desenvolvimento de competências para tal. Para tanto, o coordenador explicou que o CEI continuará ajudando os alunos que querem empreender, mas também incentivará a qualificação de profissionais, oferecendo cursos e oficinas, inclusive aos professores. “Nos próximos meses e ano, queremos ampliar as ações de empreendedorismo social e lançar dois programas para troca de experiências. Além disso, queremos fazer uma adequação do espaço físico que temos para trabalhar, criando um ambiente de coworking”, disse.

UFG lança Centro de Empreendedorismo e Inovação

Cândido Borges apresentou a nova marca do CEI e as propostas de atividades para o futuro

A pró-reitora da Pesquisa e Inovação da UFG, Maria Clorinda Fioravanti, aproveitou a ocasião para relembrar a trajetória do Proine. De acordo com ela, as atividades começaram ainda em 2004, fruto do esforço e empenho da equipe, mas ainda sem muito conhecimento técnico. “No decorrer do tempo fomos agregando isso, aproveitando as oportunidade e aperfeiçoando nosso trabalho. Hoje, tenho certeza que em pouco tempo a fisionomia da UFG vai mudar totalmente. Estamos investindo na formação de pessoas e, portanto, na mudança de uma cultura”, afirmou. A pró-reitora também destacou a importância das parcerias com outras instituições, como parques tecnológicos e o Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI).

As parcerias da UFG com o setor produtivo e fundações de apoio à pesquisa também estiveram presente na fala do reitor, Orlando Amaral. Para ele, antigamente, a Universidade tinha muita resistência em se aproximar desse universo, no entanto, o reitor acredita que essas parcerias são fundamentais para o futuro da UFG: “Precisamos de uma universidade mais próxima da sociedade. É necessário que nossos alunos saiam daqui conscientes da importância da inovação e do empreendedorismo para promover mudanças no mundo e gerar empregos”.

UFG lança Centro de Empreendedorismo e Inovação

Reitor da UFG destacou importância de fortalecer a cultura empreendedora na Universidade

Orlando Amaral parabenizou a equipe do CEI, o trabalho do ex-reitor da UFG, Edward Madureira, e o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), que segundo ele, foram fundamentais para a consolidação do Centro. Maria Zaira Turchi, presidente da Fapeg, agradeceu o reconhecimento e abordou a confiança do Estado em projetos responsáveis e compromissados como o do novo Centro de Empreendedorismo e Inovação da UFG.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última hora Empreendedorismo PRPI CEI