Alunos de Jornalismo expõem fotografias na Biblioteca

Em 08/07/16 16:14.

Estudantes da disciplina de fotojornalismo montaram a exposição que tem como tema Radiações Eletromagnéticas

Texto: Julia Pontes e Natália Esteves

Fotos: Carlos Siqueira

Durante todo o mês de julho, quem for à Biblioteca Central da UFG, no Câmpus Samambaia, poderá ver a exposição de fotos dos alunos do curso de Jornalismo que retrata o tema Radiações Eletromagnéticas. O ensaio tem como objetivo trazer um olhar diferente sobre os aparelhos eletrônicos e provocar uma reflexão sobre o assunto, mostrando a forma como as tecnologias podem ser um risco à saúde.

Na tarde desta segunda-feira (11/7) a exposição foi inaugurada e contou com a presença de todos os alunos da disciplina de Fotojornalismo. As fotos foram fixadas em duas paredes da Biblioteca, do lado direito após a entrada. Todo o trabalho fotográfico busca evidenciar a intrusão dos aparelhos eletrônicos no nosso cotidiano e o quanto nos tornamos dependentes deles. Ao lado das fotos ainda há um pequeno texto de apoio alertando para danos físicos ou emocionais que a radiação eletromagnética causa.

Exposição Biblioteca

Alunos que produziram as fotos da exposição estiveram na abertura, acompanhados da professora Lisbeth Oliveira

A aluna da disciplina de fotojornalismo, Letícia Ribeiro, explicou que o processo de criação foi muito instigante e que a ideia proposta pela professora Lisbeth Oliveira revela quão amplo é o Jornalismo. “Isso mostra o quanto a fotografia e o Jornalismo são interdisciplinares, você pode casar vários temas de outras áreas de estudo e fazer um produto através disso”. A estudante ainda ressaltou que, para fazer o trabalho foi necessário fazer muita leitura sobre o tema. “A reflexão começa com a gente para depois transmitirmos para os outros”.

Também aluno da disciplina, Tiago Ribeiro contou que fazer o trabalho foi um desafio. Para ele, trazer para uma exposição de fotos um tema abstrato como Radiação Eletromagnética foi, ao mesmo tempo, difícil e instigante. “Para alguém da Física, falar sobre isso é fácil. Para nós foi desafiador, trouxemos aqui uma dimensão humana sobre o tema”, afirma.

Lisbeth Oliveira, professora responsável pela exposição, revela que os alunos chegam na disciplina ainda sem experiência, mas que o resultado do material produzido é muito bom. “Eles correram atrás, essa temática é difícil de traduzir em imagens”, afirmou. A iniciativa surgiu no Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem (NPTI), projeto de extensão da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), do qual a professora faz parte. O tema Radiação Eletromagnética está sendo o novo tópico de discussão do grupo de pesquisa e a exposição veio como uma forma de complemento.

A inauguração também contou com a presença da diretora da Biblioteca, Maria Silvério, e do diretor da FIC, Magno Medeiros. Os dois parabenizaram os alunos e discursaram sobre a importância de um trabalho como esse, que desperta para a conscientização acerca das tecnologias e, mais ainda, para uma questão de saúde pública. A exposição ficará aberta à visitação até o fim do mês.

Exposição Biblioteca

Exposição pode ser visitada até o final do mês

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última Hora