Estudantes do ensino médio conhecem o Instituto de Física

Em 04/07/16 11:56.

Evento conta com palestras, cursos e visitas a laboratórios. Objetivo é atrair novos alunos para a área

Texto: Camila Godoy

Fotos: Ana Fortunato

Com o intuito de aproximar os estudantes de ensino médio ao universo da ciência contemporânea, o Instituto de Física da UFG (IF) está realizando a oitava edição do Escola de Física. A abertura do evento ocorreu na manhã desta segunda-feira (4/7), com o diretor da Unidade, Tertius Lima da Fonseca, e reuniu estudantes de diferentes escolas para conhecer os cursos e as atividades desenvolvidas no Instituto. A programação segue até quarta-feira, com palestras, minicursos e visitas a laboratórios.

Em tom descontraído, Tertius Lima da Fonseca abriu sua fala dizendo que faria propaganda do Instituto. “Queremos diminuir o preconceito com a área. Se vocês gostam de estudar e querem ter uma excelente formação, venham para o Instituto de Física”, afirmou. O diretor explicou que na unidade acadêmica são oferecidos quatro cursos de graduação: Licenciatura e Bacharelado em Física, Engenharia Física e Física Médica. Além disso, cursos de mestrado e doutorado podem complementar a formação dos que querem seguir a carreira acadêmica.

Segundo o professor, todos que ingressarem no IF têm plenas condições de fazer iniciação científica: “Nós temos bolsas sobrando. Os professores querem orientar mas faltam alunos”, afirmou. Tertius Lima da Fonsceca também destacou a possibilidade dos estudantes, por meio da Física, ingressarem em outras áreas da ciência como a computação e as engenharias.

VIII Escola de Física

Tertius Lima da Fonseca apresentou os cursos do Instituto e as possibilidades de carreira

O professor Salviano de Araújo Leão aproveitou o momento para aconselhar os alunos: “Os primeiros anos do curso de Física são fundamentais para o cientista. Eles oferecem uma formação básica que permite ao estudante fazer conexões com outras áreas, migrar para novas tecnologias e inovar. Vocês precisam estar bastante focados nessa época para depois trilharem novos caminhos, caso queiram”.

Palestra

Ao final da apresentação dos cursos do IF, o professor Wesley Bueno Cardoso, que cursou mestrado e doutorado no Instituto e hoje é docente da unidade, ministrou uma palestra sobre os condensados de Bose-Einstein. Apesar do nome complicado, o palestrante explicou os termos de forma clara e objetiva. “No ensino médio, conhecemos apenas três estados da matéria: sólido, líquido e gasoso. No entanto, os estudos de Satyendra Nath Bose e de Albert Einstein, posteriormente, comprovaram uma nova fase da matéria formada por bósons a uma temperatura muito próxima do zero absoluto”, disse.

VIII Escola de Física

Palestra abordou descobertas de grandes cientistas

Em seguida, Wesley Bueno Cardoso trouxe diversas informações sobre temperaturas e respondeu a perguntas sobre como qual era a matéria mais fria do ambiente e a mais alta, qual é a menor temperatura no espaço interestelar e as já alcançadas nos laboratórios. Ele também falou sobre a vida de pesquisadores que estudaram esse assunto e ganharam prêmios nobel e sobre os desafios para a área, que envolve equipamentos de elevado custo. Ao final, os estudantes tiraram dúvidas e conversaram com o palestrante.

VIII Escola de Física

Até a próxima quarta-feira, estudantes do ensino médio poderão conhecer diversos aspectos da formação em Física

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última Hora Física Instituto de Física Ensino Médio