Alunos no Campus 02

Você conhece o Programa Saudavelmente?

Em 04/07/16 10:45.

Vítimas de assédio moral e sexual, racismo, sexismo, LGBTfobia e outras situações de vulnerabilidade tem atendimento prioritário

Texto: Caroline Pires

Fotos: Divulgação

Você sabia que a UFG oferece um espaço de atendimento em saúde mental para a comunidade universitária? O Programa Saudavelmente é vinculado a Pró-reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária (Procom) e é composto por uma equipe multiprofissional que oferece cuidado em saúde mental para a comunidade universitária, por meio de ações de assistência, promoção e prevenção. O trabalho é realizado buscando atender interdisciplinarmente as demandas relativas ao sofrimento psíquico e aos transtornos mentais, em parceria com serviços da UFG e da rede externa (SUS, Planos de Saúde).

A equipe de atendimento é composta por 5 psicólogos, 2 psiquiatras, 1 assistente social,1 enfermeira, 1 arteterapeuta, 1 terapeuta junguiana, além de 3 assistentes administrativos. O Saudavelmente conta também com profissionais voluntários de várias áreas do conhecimento, como terapias integrativas, psicologia e psicanálise.

O Programa Saudavelmente tem por objetivos atuar no âmbito da saúde mental na UFG, tendo em vista às necessidades de atenção em nível de prevenção, assistência e recuperação das intercorrências psíquicas e emocionais. Para isso, é  formada uma rede de atendimento integrando os diversos serviços e produtos existentes no campo da assistência, estudos e pesquisas, desenvolvendo projetos que visem a promoção da saúde mental e melhoria da qualidade de vida da comunidade universitária.

Sala saudavelmente

Programa tem 4 salas para atendimento

Como funciona?

A solicitação de atendimento para participar do Programa Saudavelmente pode ser feita pessoalmente, na Procom (Avenida das Nações Unidas, s/n, Praça Universitária, Campus Colemar Natal e Silva) ou pelo telefone 3209-6243. Após a solicitação , será agendada a participação nos dias de Acolhimento, momento que a pessoa será encaminhado para o tratamento adequado. A Procom informa que será priorizado o atendimento da população em grave sofrimento psíquico, vítimas de assédio moral e sexual, racismo, sexismo, LGBTfobia e outras situações de vulnerabilidade.

Histórico

A trajetória do que hoje é o Programa Saudavelmente iniciou-se em 1987, na Coordenação de Serviço Social da Pró - Reitoria de Assuntos Comunitários da UFG um processo de discussão entre seus profissionais, buscando alternativas para o problema do alcoolismo vivenciado por alguns servidores e que já se evidenciava com repercussão em toda a Universidade através principalmente do absenteísmo. A partir daí, surgiu a necessidade de buscar-se caminhos para assistir os usuários de álcool e outras drogas lícitas e ilícitas, inicialmente os servidores e posteriormente os estudantes, nas questões relacionadas ao equilíbrio emocional necessário para relações interpessoais no ambiente de trabalho, acadêmico e na manutenção da produtividade e redução do absenteísmo.

Assim, em 1988, criou-se as bases para um programa de saúde mental com o trabalho das Assistentes Sociais junto aos servidores e chefias, despertando-os para o tratamento do alcoolismo na perspectiva de um processo educativo. Gradativamente, este trabalho se ampliou e em 1995 constituiu-se uma Equipe de Saúde Mental da UFG, passou então a organizar ações de promoção e tratamento em saúde mental por um extenso período, sofrendo ao longo dos anos, substituições por aposentadoria e afastamento de seus membros para outras atividades dentro e fora da instituição. Com o passar dos anos identificou-se então a necessidade de ampliar as ações na área da saúde mental, buscando atender um número cada vez maior de pessoas que procuravam atendimento inclusive, os estudantes. Diante dessa realidade em abril de 2003 foi criado o Programa Saudavelmente.

Conheça o site do Programa

Fonte: Ascom/UFG