política de esporte

Jornada discute políticas públicas de esporte e lazer

Em 01/07/16 20:40.

Professor da UFPR, Fernando Mezzadri, apontou a necessidade de ampliar as pesquisas na área

Texto: Natália Esteves

Fotos: Adriana Silva

Apesar dos avanços, ainda são poucas as políticas públicas voltadas ao esporte e ao lazer no Brasil. Esta foi uma das constatações apresentadas pelo professor Fernando Mezzadri, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na mesa de abertura da I Jornada de Formação de Pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e de Lazer da Rede Cedes do Estado de Goiás, na tarde desta sexta-feira (1/7). O evento é promovido pela Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (FEFD/UFG), em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Fernando Mezzadri coordena o Projeto de Inteligência Esportiva, desenvolvido em parceria com o Ministério do Esporte. Ele apresentou um panorama das pesquisas realizadas no Brasil, em específico as desenvolvidas pelos Centro de Pesquisa em Esporte, Lazer e Sociedade. "Precisamos avançar mais ainda, o Brasil é um país continental, devemos ter pesquisadores criando suas respectivas pesquisas no país todo", pontou Fernando Mezzadri.

As soluções para esses problemas seriam, segundo ele, investimento e financiamento em projetos específicos por parte dos governos estaduais, fundações de apoio e pelo governo federal, por meio da Capes, do CNPq e de ministérios específicos. Outro problema apontado pelo professor é a pouca produção de material, artigos e publicações, que ainda se concentram nas regiões Sul e Sudeste do país. Ele afirmou ainda que isso se deve à falta de incentivo dos governos estaduais e ao grande número de programas de mestrado e doutorado nessas regiões.

evento FEFD

Fernando Mezzadri, da UFPR, apresentou um panorama sobre as pesquisas em esporte realizadas no Brasil

Pesquisas
A promoção da I Jornada de Formação de Pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e de Lazer da Rede Cedes do Estado de Goiás possibilita aos pesquisadores e estudantes participantes do evento o reconhecimento das pesquisas em política de esporte e lazer, em especial daquelas desenvolvidas pelos grupos de pesquisa vinculados à rede Cedes - Centros de Desenvolvimento de Esporte Recreativo e de Lazer. O evento segue até sábado (2/7) no auditório da FEFD, com a apresentação dos grupos de pesquisa da Rede Cedes do Estado de Goiás.

evento FEFD

Evento discute políticas públicas de esporte e lazer da Rede Cdedes no Estado de Goiás

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última Hora