Visita CAP 2

Reitor visita obra de construção do Câmpus Aparecida

Em 07/06/16 17:10.

Centro de Aulas é o primeiro de vários prédios a serem construídos e deverá ser entregue no final de 2017

Texto: Denise Ribeiro

Fotos: Carlos Siqueira

O reitor Orlando do Amaral e membros da equipe gestora da UFG visitaram na manhã desta terça-feira (7/6) as obras de construção do primeiro prédio do Câmpus Aparecida de Goiânia, situado na região leste da cidade. O Centro de Aulas terá seis pavimentos, mais de 7 mil metros quadrados de área construída e abrigará salas de aula, laboratórios, cantina, auditórios, além de um espaço para os centros acadêmicos e gabinetes de professores.

Orlando Amaral ficou muito satisfeito com andamento e ritmo da obra, que já está com a terceira laje concretada. "Ficamos impressionados com a beleza da região e com as potencialidades do novo câmpus da UFG em Aparecida de Goiânia", avaliou o reitor.  A obra está orçada em 16 milhões de reais, é realizada com recursos do Governo Federal e deverá ser entregue no final de 2017.

Para o diretor do Câmpus Aparecida, Júlio César Valandro Soares, o objetivo é aliar um câmpus agradável, com funcionalidade e que atenda a natureza tecnológica dos cursos oferecidos provisoriamente na sede da Universidade Estadual de Goiás (UEG): Engenharia de Produção, Engenharia de Transportes e Geologia. O diretor antecipou que o câmpus oferecerá também o curso Engenharia de Materiais e há perspectivas de cursos de pós-graduação. "A medida que novas estruturas forem sendo construídas, pois temos uma área muito grande, mais alunos poderão ser recebidos", acrescentou. No total, o terreno possui 500 mil metros quadrados e foi doado à UFG por dois empresários da região.

Quando finalizadas todas as cinco etapas de construção, o Câmpus Aparecida terá Restaurante Universitário, Casa do Estudante, Centro de Esportes, laboratórios, Centro de Convivência, Biblioteca, e edifícios administrativos.

Participaram da visita o diretor do Câmpus Aparecida, Júlio César Valandro Soares; a assessora da Reitoria, Sandramara Chaves; o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos (Prodirh), Geci José Pereira da Silva e o diretor do Centro de Gestão do Espaço Físico (Cegef), Marco Antônio de Oliveira.

Visita CAP
Reitor e parte da equipe gestora visitam obra de construção do Câmpus Aparecida

Visita ao prefeito
Após a visita às obras, os representantes da UFG estiverem na Prefeitura de Aparecida de Goiânia onde se reuniram com o prefeito Maguito Vilela e com secretários municipais. Durante o encontro, foi solicitada à prefeitura do município a construção do acesso viário, da pavimentação asfáltica, do sistema de drenagem pluvial e a viabilização do abastecimento definitivo de água e energia. Hoje a obra é abastecida por caminhões-pipas fornecidos pela administração municipal e pela Saneago. Já a energia elétrica é obtida por meio de geradores.

O prefeito Maguito Vilela se comprometeu a entregar o acesso viário antes da finalização do primeiro edifício e informou que a licitação para a escolha da empresa responsável pela obra será iniciada nos próximos dias. "Esse é um compromisso inarredável", garantiu. Já os processos licitatórios para a realização da pavimentação asfáltica do câmpus e para a construção do sistema de drenagem pluvial serão realizados posteriormente.

O prefeito destacou que além da via que será construída pela administração municipal, ligando o câmpus à BR-153, existirão outras duas, já que a região abrigará um conjunto de condomínios residenciais e está localizada muito próxima ao novo trajeto da BR-153, que deve ter sua obra iniciada pela concessionária responsável pela administração da via, Triunfo Concebra, nos próximos meses.

Para viabilizar o abastecimento definitivo de água e energia, geridas pelo Governo do Estado por meio da Saneago e Celg, respectivamente, ficou acordado que será agendada uma reunião com o governador Marconi Perillo e seus auxiliares.

Além do reitor, do prefeito e de membros da equipe gestora da UFG, participaram da reunião também os secretários municipais Euler de Morais (Governo e Integração), Mário Vilela (Infraestrutura), Léo Mendanha (ASA) e Raul Coutinho (Licitação e Compras).

Visita Pref Aparecida

UFG solicitou ao prefeito Maguito Vilela a construção do acesso viário, da pavimentação asfáltica, do sistema de drenagem pluvial e a viabilização do abastecimento definitivo de água e energia

Marco histórico

"A instalação de um câmpus da Universidade Federal de Goiás é um marco na história de Aparecida de Goiânia", afirmou Maguito Vilela. O prefeito lembrou que o câmpus vai atrair alunos e professores de todo pais e eleva o status da cidade. "Os pólos industriais têm muita mais segurança com a universidade aqui e isso vai ajudar muito no desenvolvimento da cidade, que está entre as 50 maiores do Brasil, mas que não tinha status de cidade universitária e a UFG está proporcionando isto", destacou.

CAP

Centro de Aulas terá seis pavimentos e mais de 7 mil metros quadrados