Colação Intercultural Indígena

Professores indígenas recebem diploma em cerimônia intercultural

Em 17/05/16 09:27.

Colação de grau tem protocolo diferenciado, com juramento e músicas que contemplam os diferentes povos

Texto: Luiz Felipe Fernandes

 

Vinte e sete integrantes de diferentes povos indígenas receberão nesta terça-feira (17/5) seus diplomas do curso de Educação Intercultural, nas habilitações Ciências da Natureza, Ciências da Cultura e Ciências da Linguagem, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). A cerimônia de colação de grau será realizada no Núcleo de Formação Superior Indígena Takinahaky, no Câmpus Samambaia, às 18h. O ensaio será às 10h, no mesmo local (coberturas também podem ser agendadas para este horário).

A formatura dos professores indígenas segue um protocolo especial. Um representante de cada povo presente faz o juramento em sua língua. As músicas utilizadas no evento são indígenas e o mestre de cerimônias recebe o auxílio de uma intérprete para a chamada dos formandos, o que garante a correta pronúncia dos nomes. Por fim, é feita uma apresentação cultural envolvendo todos os novos licenciados.

A cerimônia diferenciada segue a lógica do próprio curso de Educação Intercultural, voltado para a relação entre as diferentes culturas e interação entre várias áreas do saber. Oferecido pela UFG desde 2007, o curso já formou 162 professores indígenas. São dois anos de formação básica e três de formação específica, a partir de um currículo fundamentado em uma política de valorização cultural e na articulação entre teoria e prática. Os professores indígenas são habilitados para o ensino monolíngue ou bilíngue e também são capazes de assessorar suas comunidades e lidar com os conhecimentos de forma plural.

A carga horária do curso é dividida em estudos presenciais, ensino a distância, pesquisa e seminário de pesquisa, estágio supervisionado e prática. A parte mais específica dos temas contextuais geralmente acontece nas próprias terras indígenas com o propósito de possibilitar o diálogo com os especialistas e com os projetos desses povos. O objetivo é a transformação das escolas indígenas, historicamente destinadas à “civilização” dos índios, em lugar para o exercício indígena da autonomia.

Transmissão

A partir das 18h, a Universidade Federal de Goiás realizará a transmissão ao vivo da cerimônia de Colação de Grau dos cursos curso de Educação Intercultural, nas habilitações Ciências da Natureza, Ciências da Cultura e Ciências da Linguagem.

A transmissão é executada pela Fundação RTVE e pode ser acompanhada somente por meio de seu site: www.rtve.org.br .

A TV UFG (canal 14 UHF), de concessão da Fundação RTVE, não exibe as colações de grau em sua programação.

 

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Última hora Colação de grau