Agronegócio UFG

Aprovada a criação do Doutorado em Agronegócio

Em 09/05/16 10:59.

O Programa de Pós-graduação visa responder ao desafio da competitividade com sustentabilidade Os primeiros alunos serão selecionados ainda este ano

Texto: Caroline Pires

A Faculdade de Agronomia e Engenharia de Alimentos (EA/UFG) recebeu no mês de abril a aprovação do doutorado de seu Programa de Pós-graduação em Agronegócio (PPagro) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). A previsão é de que o edital de ingresso seja divulgado entre os meses de setembro e outubro. O PPagro conta atualmente com 13 professores distribuídos nas linhas de pesquisa em Agricultura Familiar e Agronegócio, Competitividade e Gestão do Agronegócio e Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Atualmente participam do programa 16 estudantes de mestrado e espera-se selecionar 5 alunos para o doutorado.

A coordenadora do programa de pós-graduação, Sônia Milagres, explica que os trabalhos de dissertação constituem resultado de esforço contínuo de reflexão dos problemas enfrentados pelos agricultores, da necessidade das organizações cooperativas e do entendimento dos mercados, buscando responder ao desafio da competitividade com sustentabilidade. Segundo ela, as linhas de pesquisa reforçam o caráter multidisciplinar do programa, uma vez que além de professores das diversas áreas da Agronomia, é forte a interação com a Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade (Face), devido a componentes como a competitividade, gestão de negócios e economia.

Sônia Milagres destacou ainda que a implementação do doutorado reforça as ações no sentido de atender demandas por pesquisas e estudos multidisciplinares, tendo como perspectiva o desafio de ampliar a competitividade e o crescimento do agronegócio. “A UFG mantém a tradição de produzir conhecimento vinculado à realidade local e regional”, complementou. Desde a sua criação, 110 mestre já defenderam suas dissertações.

Histórico

O Agronegócio constitui a base da economia do Estado de Goiás e da Região Centro-Oeste do Brasil, e sua expansão e dinamismo crescentes implicam em muitos aspectos relativos ao desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado e da Região.  Atento a isto, o PPagro nasceu de um esforço conjunto da UFG, Universidade de Brasília e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul em realizar o mestrado em Agronegócio por meio de um consórcio entre as instituições. Em 2004, os três projetos foram desmembrados e iniciou-se a primeira turma do mestrado nesta área na UFG.

Como marco na história do programa, a professora destaca a promoção e coordenação do 52º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Sociologia e Administração Rural, o que permitiu não somente intensificar a visibilidade do Programa, mas chamar a atenção para a importância do Setor do Agronegócio e da participação da Universidade no seu processo de Desenvolvimento Sustentado. “Os trabalhos de dissertação do Programa são resultado do esforço contínuo de reflexão dos problemas enfrentados pelos agricultores, da necessidade das organizações cooperativas, do entendimento dos mercados, suas estruturas, seu funcionamento e como responder ao desafio da competitividade com sustentabilidade”, explicou.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Última hora Escola de Agronomia