reunião com estudantes

Estudantes apresentam ao reitor propostas contra discriminação

Em 04/05/16 16:37.

Grupo visa ampliar o debate dentro da UFG sobre preconceito em suas diversas formas

Texto: Denise Ribeiro

Fotos: Ana Paula Fortunato

Um grupo de estudantes apresentou na manhã desta quarta-feira (4/5) ao reitor Orlando Amaral e ao vice-reitor Manoel Chaves propostas de ações com intuito de combater a discriminação e as diversas manifestações de preconceito. Entre as ações sugeridas estão a promoção de cursos e debates específicos sobre o tema e uma maior divulgação da Coordenadoria de Ações Afirmativas (CAAF) e do Sistema de Informação ao Cidadão (SIC).

A discussão veio à tona a partir de um possível caso de discriminação contra cotistas que aconteceu na Faculdade de Educação (FE) há duas semanas. O reitor informou que, a partir de uma denúncia recebida à época pela Ouvidoria da UFG sobre o ocorrido, será instaurado um processo de sindicância para apuração dos fatos. "Formaremos uma comissão para ouvir as partes. Esta comissão emitirá um parecer que será encaminhado ao departamento jurídico e, depois, será analisado pela Reitoria" explicou.

O reitor lembrou a política de inclusão da Universidade, o Programa UFGInclui, que já beneficiava estudantes de escolas públicas, negros, quilombolas e indígenas antes mesmo da aprovação da Lei de Reserva de Vagas, e também a criação da CAAF. "Queremos uma universidade que respeite a diversidade. Já somos referência e continuaremos sendo uma instituição inclusiva", ressaltou. A Lei de Reserva de Vagas (Lei 12.711/2012) garante a reserva de 50% das matrículas por curso e turno nas instituições federais de ensino superior para alunos que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas, estudantes de baixa renda e pretos, pardos e indígenas.

Sobre o desempenho dos alunos cotistas, a coordenadora da CAAF, Luciene Dias, informou que Universidade possui um sistema de avaliação dos alunos ingressados por meio do programa de cotas e que o desempenho dos discentes tem superado expectativas. "Temos pensado, inclusive, em elaborar estratégias para acompanhar não só os estudantes, mas também os docentes num ambiente propício para a reeducação", antecipou.

Estudantes apresentam ao reitor propostas de ações para combate à discriminação

Reunião foi acompanhada por representantes do Centro Acadêmico de Psicologia (Capsi), pelo chefe de gabinete, João Teodoro, e pelo assessor da Reitoria, Tasso Leite

Denúncias

Casos de discriminação podem ser denunciados à Ouvidoria da UFG pelo e-mail ouvidoria.reitoria@ufg.br ou presencialmente no segundo andar do prédio da Reitoria. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (62) 3521-1149 ou pelo site www.ouvidoria.ufg.br