inovacao_encontro_1

Encontro debate experiências de projetos de inovação

Em 14/04/16 12:58.

Empreendedores relatam desafios encontrados para atender às regras dos editais

Texto: Renato Rodrigues

Fotos: Victor Martins

O Programa de Formação em Inovação da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) realizou nesta quinta-feira (14/04) um encontro para debater experiências de empresários contemplados pelos programas de incentivo à inovação oferecidos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). O tema escolhido foi Projetos Subvencionados de Inovação – a experiência da Fapeg e de empreendedores contemplados pelo edital Tecnova.

O vice-reitor da UFG, Manoel Chaves, destacou a atuação da Universidade na realização de pesquisas científicas com o foco na inovação desenvolvidas para atender demandas do mercado de tecnologia. “O nosso papel é agregar todas as frentes de pesquisa e inovação aproximando a área acadêmica e o setor produtivo”, pontuou.

inovacao_encontro_3

Vice-reitor Manoel Chaves defendeu uma maior aproximação da universidade com o setor produtivo a partir da inovação

Ao explicar sobre a criação e os objetivos dos Projetos Subvencionados de Inovação, a presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, lembrou que o apoio financeiro oferecido pelos programas são provenientes de recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Governo Federal com a contrapartida do governo estadual. “É uma política pública, não é financiamento, nem empréstimo”, afirmou.

Maria Zaira Turchi defendeu que a inovação é, atualmente, o grande pilar de desenvolvimento do país e disse que o Estado de Goiás tem se destacado nacionalmente na participação de empresas que buscam o aporte financeiro por meio dos editais oferecidos pela Fapeg. “Tivemos projetos altamente qualificados para utilizarem estes recursos”, elogiou. Ela acrescentou ainda que os bons resultados obtidos na área de inovação fortalecem a relação entre as fundações de apoio à pesquisa, as universidades e o segmento empresarial.

inovacao_encontro_4

Presidente da Fapeg destacou a qualidade dos projetos de inovação que receberam o apoio financeiro

A gerente de Inovação e Propriedade Intelectual da Fapeg, Márcia Schiavon, palestrou sobre os critérios exigidos para participar dos Projetos Subvencionados de Inovação. Ela afirmou que o cuidado principal a ser tomado pelos pequenos empresários que têm boas ideias e pretendem se inscrever nos programas é observar todas as normas do edital. “É muito importante conferir se o projeto está alinhado com as propostas do edital, prazos e demais exigências”, completou.

O empresário Regner Santos, sócio-proprietário da empresa Interagi Tecnologia, que recebeu o apoio do programa de inovação vinculado à Fapeg, acredita que a principal dificuldade encontrada pelos empresários para serem beneficiados pelos Projetos Subvencionados de Inovação está na formação da equipe de colaboradores para formatar o projeto. “Montar uma equipe boa e capaz de escrever o projeto é o principal gargalo”. Regner Santos também afirmou que um segundo desafio a ser superado é apresentar uma ideia inovadora que tenha aplicabilidade e em seguida reunir os profissionais qualificados para executar o projeto de forma eficiente. “Todas as etapas são importantes, pois temos prazos para comprovar que o projeto é realmente inovador e se obterá sucesso ou não no mercado”, ponderou.

inovacao_encontro_6

Regner Santos, empreendedor, narrou experiências e dificuldades enfrentadas durante a execução do projeto de inovação

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Programa de Formação em Inovação