Prêmio Wilmar Alves de jornalismo em Cidadania e Direitos Humanos

Curso de Jornalismo lança prêmio

Em 12/04/16 14:03.

Prêmio, que homenageia Wilmar Alves, é parte da programação do cinquentenário do curso de Jornalismo

Texto: Renato Rodrigues

Fotos: Victor Martins

O curso de Jornalismo da UFG lançou, na manhã desta terça-feira (12/04), o Prêmio Wilmar Alves de Jornalismo em Cidadania e Direitos Humanos como parte das comemorações dos 50 anos do curso. A solenidade foi realizada no auditório da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) e teve a presença de professores do curso de jornalismo, alunos, representantes de entidades sindical e ligadas aos direitos humanos, além de servidores da Rádio Universitária, TV UFG e jornalistas profissionais que atuam na imprensa goiana.

A professora do curso de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), Ângela Moraes, explicou o regulamento do Prêmio e lembrou temas como Cidadania e Direitos humanos estão presentes no ensino de Jornalismo desde a criação do curso há 50 anos. “O prêmio Wilmar Alves busca dar visibilidade a temas que têm sido esquecidos e negligenciados nos dias atuais”, comentou.

Coordenadora o curso de Jornalismo da FIC, professora Angelita Lima, afirmou que o Prêmio transforma as comemorações dos 50 anos de criação do curso de jornalismo em um marco. “Estamos em um momento histórico para a democracia no Brasil”, pontuou. A coordenadora acrescentou que as novas diretrizes curriculares para a formação de jornalistas definem a Cidadania e os Direitos humanos como conteúdos obrigatórios.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Goiás, Cláudio Curado, defendeu que a defesa pelos Direitos Humanos é uma tema de muita relevância para os profissionais da imprensa. Ele criticou a atuação de alguns veículos de comunicação na cobertura jornalística da atual conjuntura política brasileira. “Pela atual prática do jornalismo por muitas empresas de comunicação percebemos que muitos não priorizam a ética profissional”, disse. Cláudio Curado destacou ainda a atuação do jornalista Wilmar Alves na luta pelos Direitos Humanos no período da ditadura militar. “Ele foi um grande humanista”, elogiou.

O Secretário Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, Pedro Wilson Guimarães, falou da limitação da liberdade de imprensa imposta por empresários da comunicação. “Muitos donos de empresas pensam que são os donos da verdade e decidem a forma como a notícia deve ser divulgada, muitas vezes contrariando os princípios da ética”, alfinetou. Pedro Wilson elogiou a iniciativa da universidade em homenagear Wilmar Alves ao relatar fatos da trajetória de trabalho e de luta do jornalista e defendeu o papel da comunicação social para a garantia dos Direitos Humanos. “Muitas pessoas não conhecem ainda os direitos que tem”, finalizou.

Prêmio Wilmar Alves de jornalismo em Cidadania e Direitos Humanos

Coordenadora do curso de Jornalismo afirmou que prêmio transforma comemorações de cinquentenário em marco

Wilmar Alves

Viúva de Wilmar Alves e presidente da Comissão de Memória, Verdade e Justiça do Sindicato dos Jornalistas de Goiás, a jornalista Laurenice Noleto Alves narrou vários fatos da vida do jornalista durante sua atuação como profissional e representante sindical. Ela lembrou as prisões de Wilmar Alves no período ditatorial e das diversas ações de perseguição política contra o marido incluindo o impedimento de exercer a profissão.

A jornalista contou detalhes da trajetória de Wilmar Alves como profissional e como diretor da Rádio Universitária e ressaltou o apoio recebido por vários profissionais da rádio e professores da UFG para que conseguisse voltar trabalhar mesmo com ações de censura do regime militar. “Em todos os locais que trabalhou como jornalista Wilmar deixou como marca a ética”, disse.

O jornalista Wilmar Alves, escolhido para dar nome ao prêmio, faleceu há dez anos e atuou no movimento sindical dos jornalistas na década de 80. Ele se destacou como um dos principais redatores do atual Código de Ética dos jornalistas, de 1985. Como jornalista foi diretor da Rádio Universitária da UFG, diretor de jornalismo da TV Goiânia Band, além de trabalhar em jornais como o Correio Braziliense e outros veículos da imprensa. A escolha do jornalista é uma homenagem à importante trajetória político-profissional de Wilmar Alves pelo Curso de Jornalismo da UFG.

Heróis de Botequim

O grupo de samba, Heróis de Botequim, cujo um dos integrantes é filho do homenageado, animou o evento

Inscrição

Os vencedores do Prêmio Wilmar Alves de Jornalismo em Cidadania e Direitos Humanos serão conhecidos no dia 30 de setembro de 2016, durante o 16º Fórum Nacional de Professores de Jornalismo. Podem participar jornalistas com registro profissional que trabalham em veículos de comunicação sediados no Estado e que produziram reportagens com a temática Cidadania e Direitos Humanos entre 1 de agosto de 2015 a 30 de junho de 2016. As inscrições serão realizadas entre os dias 10 e 30 julho. Todas as informações sobre a premiação e o regulamento do prêmio estão disponíveis no site da FIC.

Fonte: Ascom UFG