Convênio

Firmado convênio com Chapter Goiás do Project Management Institute

Em 05/04/16 17:15.

Parceria visa cooperação interinstitucional para valorizar a carreira e o profissional gerente de projetos

Texto: Júlia Mariano (com informações de Marcelo Augusto S. Siqueira)

Na manhã desta terça-feira (05/04), foi homologado pelo Diário Oficial da União (DOU), o processo de registro que firma uma nova parceria institucional e estratégica entre a Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás (FACE/UFG) e a Seção Goiânia, Goiás – Brasil do Project Management Institute (PMI-Goiás).

O convênio de parceria é uma iniciativa do Laboratório Didático de Modelagem de Processos e Projetos – LaDMoP, coordenado pelo professor Giovani Ehrhardt da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE/UFG). O LaDMoP atua com ensino, pesquisa e extensão nos currículos dos cursos de graduação e pós-graduação da FACE e no curso de gestão de informação da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/UFG).

O PMI (Project Management Institute) é uma organização fundada em 1969 com sede na Filadélfia, Pensilvânia (EUA). Atualmente o PMI é a maior e mais renomada organização do mundo quando o assunto é gerenciamento de projetos, suas boas práticas conferidas por meio de uma compilação de conhecimentos em gestão de projetos (Guia PMBOK), têm conferido grande êxito na gestão de grandes projetos das iniciativas pública e privada. A comunidade profissional do PMI é a maior do mundo, congregando mais de 700.000 membros, profissionais certificados e voluntários em praticamente todos os países do mundo.

O objetivo do PMI enquanto instituição é aumentar a maturidade dos profissionais gerentes de projetos, para que evoluam em suas carreiras e se tornem profissionais mais capacitados e qualificados para lidarem com os desafios globais inerentes a gestão estratégica e empresarial dos projetos das grandes corporações. Nesse sentido, a iniciativa de propor uma parceria é tida como estratégica dado o contexto assumido por ambas instituições, a UFG por meio da FACE é referência no Brasil na formação de profissionais com o perfil empresarial voltados a sustentabilidade empresarial e gestão de negócios (públicos e privados).

O PMI é notadamente a maior e uma das mais célebres organizações na área de gestão de projetos e por isso, o intuito principal desta parceria é favorecer ações de cooperação mutua entre as partes, contribuindo com a valorização e o desenvolvimento da área como profissão. Para essa parceria estratégica, são várias as possibilidades intervenção e inovação inerentes ao convênio firmado, como por exemplo, o oferecimento de serviços de assessoria e consultoria empresarial com diferenciais competitivos aos existentes no mercado.

Parceria pmi

Reunião de assinatura do convênio entre a FACE/UFG e o Chapter Goiás do Project Management Institute – PMI teve a presença  do estudante de graduação do IESA, integrante do LaDMoP e membro filiado ao PMI-Goiás, Marcelo Augusto de Sousa Siqueira, do professor Giovani Ehrhardt, coordenador do Laboratório Didático de Modelagem de Processos e Projetos - LaDMoP/FACE/UFG, e do presidente do PMI-Goiás, Marsal Almeida Melo

Ensino, pesquisa e extensão

Em um primeiro momento, o convênio de parceria vai possibilitar que qualquer estudante da UFG (sobretudo aqueles com o perfil mais voltados a gestão e negócios), a realização de estágio curricular acadêmico nas dependências do Project Management Institute (PMI-Goiás). Para as próximas ações serão adotadas ações de ensino, pesquisa e extensão, como por exemplo: a realização de palestras, conferências, cursos de formação e aprimoramento, seminários e preparatórios para as certificações profissionais em gerenciamento de projetos do Project Management Institute. Todas estas ações serão realizadas pela FACE/UFG em conjunto com o PMI-Goiás e serão voltadas para os estudantes de graduação e pós-graduação da UFG, assim como para o público em geral.

Como diferencial competitivo todas as ações pagas oriundas desse convênio terão valores para investimento, relativamente abaixo daqueles praticados no mercado. Haverá também ações gratuitas. A expectativa é que ainda nesse primeiro semestre letivo, ocorram na UFG ações de sensibilização a respeito do perfil profissional e as perspectivas para a carreira do gerente de projetos certificado pelo PMI.

Categorias: PMI FACE