ICB firma parceria com Museu de História Natural francês 02

ICB firma parceria com Museu de História Natural francês

Em 04/02/16 09:45.

Pesquisa irá analisar o impacto de mudanças climáticas em anfíbios

O professor Rogério Pereira Bastos do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFG) recebeu, para estudos pós-doutorais, Diego Llusia Genique, do Museu Nacional de História Natural de Paris - França, para desenvolvimento de projeto de pesquisa sobre a avaliação dos impactos das mudanças climáticas sobre anfíbios. O objetivo principal do projeto é examinar a vulnerabilidade de espécies de anfíbios anuros em relação às mudanças climáticas.

A pesquisa será realizada por meio da integração de duas disciplinas (bioacústica e biogeografia), utilizando novas ferramentas no monitoramento acústico, processamento do sinal e modelagem de distribuição das espécies. Inicialmente será explorado como características comportamentais dos anuros, dependentes do ambiente, respondem a gradientes climáticos (uma grandeza utilizada para descrever a direção e a taxa de variação de temperatura em uma área em particular) e subsequentemente expandir esta visão em escalas temporais e espaciais mais amplas, considerando dois níveis de organização: espécie e comunidade.  A pesquisa será realizada até dezembro de 2017 e diversas localidades nos estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo serão amostradas.

Os recursos financeiros são provenientes da European Comission, The Horizon 2020 Framework Programme for Research and Innovation (Marie Curie Actions).

ICB firma parceria com Museu de História Natural francês 03

Coordenadoria de Assuntos Internacionais irá realizar os trâmites para o estabelecimento do convênio entre as instituições

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: CAI Instituto de Ciências Biológicas Última hora