XXIV Olimpíada de Matemática do Estado de Goiás premia vencedores

Em 14/12/15 13:32.

Competição é realizada pelo Instituto de Matemática e Estatística da UFG desde 1992

Texto: Angélica Queiroz

Fotos: Camila Caetano

Trinta alunos do ensino fundamental e médio receberam, nesta segunda-feira (14/12), medalhas de premiação da XXIV Olimpíada de Matemática do Estado de Goiás (OMEG), realizada pelo Instituto de Matemática e Estatística da UFG (IME) com o apoio da Olímpiada Brasileira de Matemática. A lista de premiados está disponível no site da OMEG. Além dos estudantes, que ganharam medalhas, as escolas que se ressaltaram na competição também receberam troféus.

OMEG

Componentes de mesa diretiva parabenizaram os homenageados e ressaltaram a importância da Matemática

Para a coordenadora da OMEG e professora do IME, Ana Paula Chaves, o momento foi o ponto alto dessa edição, ao homenagear os estudantes que, para ela, são o espírito da competição. “Que vocês continuem se divertindo com a matemática, assim como a gente”, desejou. Também presente na mesa diretiva, o Pró-reitor Adjunto de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, José Carlos Seraphin, representando o Pró-reitor, Geci José Pereira da Silva, destacou a importância de ver jovens interessados pela Matemática e seguindo por esse caminho.

Para o Reitor da UFG, Orlando Amaral, a Matemática é a linguagem usada para tentar explicar o mundo e que deve ser aprendida de maneira lúdica e agradável. O Reitor lembrou o cenário brasileiro e afirmou acreditar que a educação é o caminho para resolver os problemas do país. Em seguida, parabenizou os premiados: “o Brasil conta muito com o talento e a competência de vocês que estão sendo reconhecidos aqui hoje”.

Diretor do IME, Maurício Donizetti Pieterzack, cumprimentou os alunos premiados e falou sobre a Matemática e o prazer de resolver problemas. “Não pretendemos que todos aqui se tornem matemáticos, mas que tomem gosto pelo desafio e que encarem a área também como uma opção de carreira”, afirmou. Mauricio Pieterzack agradeceu aos professores pelo trabalho de desmistificar a disciplina e os desafiou a trazer, nas próximas edições, mais meninas para a competição.

As provas da OMEG, que foram realizadas no dia 31 de outubro, contaram com a participação de centenas de alunos e o apoio de vários professores e coordenadores espalhados pelo Estado.

OMEG

Em três níveis, premiados receberam medalhas de primeiro, segundo, terceiro lugar e menção honrosa

OMEG

Estudantes foram incentivados a participar das próximas edições da OMEG e a continuar com o interesse pela área

Confira mais fotos na galeria.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Omeg Última hora