Iniciação Científica

Em 14/12/15 09:47.

A Iniciação Científica tem por objetivo despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação, contribuindo para a redução do tempo médio de titulação de mestres e doutores e propiciando à instituição um instrumento de formulação de política de iniciação à pesquisa para alunos de graduação. Entre seus objetivos estão ainda:

- Estimular a articulação entre a graduação e pós-graduação.

- Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa.

- Contribuir de forma decisiva para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.

- Estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artística-cultural.

- Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

Nos anos de 2015/2016 o Programa de Iniciação Ciência contou com a participação de 949 estudantes, entre bolsistas e voluntários.

Os editais para seleção Pibic são geralmente lançados anualmente no mês de dezembro.

Atualmente, a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação mantém os seguintes programas de iniciação científica:

- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-AF)

É um programa que tem como missão complementar as ações afirmativas já existentes nas universidades.

Seu objetivo é oferecer aos alunos beneficiários dessas políticas a possibilidade de participação em atividades acadêmicas de iniciação científica. O objetivo específico é ampliar a oportunidade de formação técnico-científica pela concessão de bolsas de iniciação científica para os alunos do ensino superior, cuja inserção no ambiente acadêmico se deu por uma ação afirmativa no processo seletivo de ingresso.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (Pibic-EM)

É destinado aos estudantes do ensino fundamental, médio e profissional da Rede Pública, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado, em instituições de ensino superior ou institutos/centros de pesquisas.

Tem a finalidade de contribuir para a formação de cidadãos plenos, conscientes e participativos; de despertar vocação científica e de incentivar talentos potenciais, mediante sua participação em atividades de educação científica e/ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado de instituições de ensino superior ou institutos/centros de pesquisas ou institutos tecnológicos.

Clique aqui e veja como participar.

Telefone para contato: 62 3521-1313.