Programa de Formação em Pesquisa

Inovação no processo de ensino é tema de palestra

Em 17/11/15 19:29.

Professor do IPTSP/UFG tratou dos desafios a serem enfrentados para aprimorar o ensino e o aprendizado

Texto: Anna Carolina Mendes

Fotos: Adriana Silva

Foi realizada neste terça-feira (17/11) a última palestra deste ano do Programa de Formação em Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), no com o tema Estudantes na Era da Inovação e Tecnologia: o Processo de Ensino - Aprendizagem e sua Relação com o Mercado de Trabalho, o professor José Clecildo Bezerra (IPTSP/UFG) ministrou palestra sobre os conflitos na arte de ensinar e aprender no ambiente acadêmico. Em sua fala, ele ainda deu dicas sobre como melhorar a relação professor-aluno.

Para o professor, a capacidade de ensinar não se restringe a docentes assim como o aprendizado não é válido apenas para estudantes. “Tenho aprendido muito com meus alunos, eles sempre estão compartilhando novas ideias”, destacou. O professor apresentou um estudo de caso presente na Revista Exame sobre universidades que vêm adotando métodos de ensino parecidas com as do Massachussetts Institute of Tecnology (MIT), Bezerra mostrou a necessidade de modificação do ensino, estimulando a pesquisa e o empreendedorismo desde a graduação.

Palestra PRPI

Para o professor José Clecildo Bezerra, é importante modificar a forma da convivência acadêmica para despertar a competência de ensinar e aprender

O professor delineou as principais diferenças entre as gerações que precisam conviver nas universidades, as quais possuem diferenças em sua forma de encarar as inovações tecnológicas do mundo atual, mas enfatizou a importância desta convivência na busca por conhecimento. “Essa mistura é importante, pois engloba experiências e possibilidades novas”, completou. Segundo Bezerra, a compreensão sobre a realidade atual de alunos e professores ajuda a formar alunos tanto para a pesquisa, quanto para o empreendedorismo e o mercado de trabalho. “Na própria UFG começa um grande movimento de criação de empresas júnior”, alegou.

José Bezerra deu dicas de como melhorar a aprendizagem em sala de aula para professores e alunos que, segundo defendeu, deve ser significativa e funcional, diversificando as metodologias de ensino. Uma delas é estudar a área tecnológica, passando conhecimentos do mercado e de gestão de processos. "Isso desperta a competência de ensinar e aprender”, afirmou. Para o professor, a universidade é um local de encontro de ideias, solução de problemas e busca de meios para inovar o mercado de trabalho, produtos e serviços.

As palestras do Programa de Formação em Pesquisa da PRPI retornam no mês de fevereiro de 2016.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Última hora PRPI Palestras