Centenário de Bernardo Élis é comemorado na UFG 04

Centenário de Bernardo Élis é comemorado

Em 10/11/15 10:50.

Abertura de evento sobre a vida e as obras do escritor teve conferência ministrada pelo professor Heleno Godoy

Texto: Camila Godoy

Fotos: Adriana Silva

A vida e a obra do poeta, contista e romancista, Bernardo Élis, foram homenageadas pelo professor da Faculdade de Letras (FL) da UFG e amigo do escritor, Heleno Godoy, na noite desta segunda-feira (9/11), no auditório da FL, Câmpus Samambaia. A programação abriu o Seminário 100 anos de Bernardo Élis que segue até quarta-feira e reúne diversos pesquisadores sobre o assunto. Na ocasião, Godoy apresentou curiosidades da vida pessoal do poeta e analisou contos do escritor.

O evento contou com a presença do Reitor da UFG, Orlando Amaral, da presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, do diretor da FL, Francisco José Quaresma, da professora da FL, Tarsilla Couto de Britto, que também é a organizadora do evento, além de outros membros da comunidade acadêmica.

Tarsilla Couto recebeu os participantes e agradeceu a contribuição de todos para a realização do seminário. A professora destacou a dificuldade em escolher um escritor a ser homenageado, em um ano que, segundo ela, comemora-se o centenário de grandes autores, como José J. Veiga. O diretor da FL, Francisco José Quaresma, explicou que a escolha por Bernardo Élis é justificada pelo relacionamento da unidade acadêmica com o autor. “Algumas pessoas podem não saber, mas o nome de um dos dois prédios da FL é Bernardo Élis. Essa é uma paixão antiga”, comentou.

Centenário de Bernardo Élis é comemorado na UFG 03

Mesa diretiva destacou a relação de Bernardo Élis com a história da Faculdade de Letras

Além disso, Quaresma desejou que o evento semeasse o espírito investigativo entre os participantes para estudar a obra de Bernardo Élis. O desejo do diretor também foi compartilhado pelo reitor da UFG, Orlando Amaral, que destacou a importância do debate e da pesquisa para a sociedade, inclusive em tempos de crise, como o vivenciado atualmente pela universidade, segundo ele. “É uma felicidade para a UFG ver eventos como esse sendo realizados a todo vapor. A crise não pode impedir nosso trabalho. Os gestores existem para resolver problemas e proporcionar momentos como este”, defendeu.

Maria Zaira Turchi, que é professora da FL cedida à Fapeg, também destacou a importância do evento para o Estado de Goiás: “Debater a obra, tão sólida, de Bernardo Élis é fundamental, visto que é o único escritor goiano que está na Acadêmia Brasileira de Letras”. Em seguida, a professora lamentou o fato da UFG não possuir o acervo do autor. Orlando Amaral aproveitou a observação de Zaira Turchi e se comprometeu a analisar, com o apoio da Fapeg, a possibilidade de trazer outros acervos de escritores goianos à UFG.

Conferência

O professor da UFG, Wilson Flores, foi quem apresentou o conferencista da noite, Heleno Godoy. A apresentação contou com a declamação do poema Bernardo Élis, aos 76 anos, escrito pelo professor, que além de amigo do homenageado é escritor.

O palestrante narrou curiosidades da vida de Bernado Élis, do qual ficou muito próximo, principalmente quando desenvolveu um projeto para compilar dados cronológicos da vida e da obra de Élis. Segundo ele, o projeto não foi finalizado porque a editora suspendeu o financiamento alegando que o homenageado era um perigoso comunista. “Apesar de pensarmos várias vezes em continuar o projeto por conta própria e de ainda ter os escritos dessa época, eles nada valem sem a finalização de Élis”, disse Heleno Godoy.

Assim, para o conferencista, a melhor forma de falar do autor é realmente através de sua obra. Godoy analisou as características literárias de trechos de contos de Élis, demonstrando como a criação dele enfatizava a capacidade humana destrutiva. Ao final, Heleno Godoy declamou um novo poema, escrito para homenagear o escritor, agora com o título Bernardo Élis, aos 100 anos.

Centenário de Bernardo Élis é comemorado na UFG

Professor Heleno Godoy (à dir.) foi amigo de Bernardo Élis e destacou detalhes da trajetória de suas obras

Centenário de Bernardo Élis é comemorado na UFG 02

Grande público acompanhou a abertura do seminário, que segue até amanhã (11/11).

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Faculdade de Letras Última hora Bernardo Élis