Eleição

Comunidade acadêmica sugere nomes para as novas universidades

Em 06/11/15 17:59.

Projeto de lei será encaminhado ao congresso para a criação de duas novas universidades federais em Goiás

Texto: Serena Veloso

Em reuniões do Conselho Gestor, na Regional Jataí, e da Assembleia Universitária, na Regional Catalão da UFG, ambas realizadas na última quinta-feira (5/11), foram escolhidos os nomes das duas novas universidades federais que serão criadas no Estado de Goiás a partir do projeto de lei que será encaminhado ao Congresso pela presidente Dilma Roussef neste mês. Com a aprovação do projeto, se dará início ao processo de desmembramento das duas regionais da UFG, que passarão a se chamar, conforme definido nas reuniões, Universidade Federal de Catalão (UFCat) e Universidade Federal do Sudoeste Goiano (UFSG), respectivamente.

Até a data de encaminhamento do projeto ao Congresso, serão realizadas diversas atividades nas Regionais para esclarecer a comunidade universitária e externa e ampliar as discussões sobre o processo de emancipação e de criação das novas universidades. Ainda, com o intuito de conscientizar os deputados e senadores que participarão do trâmite do processo sobre a importância da criação das instituições para o Estado de Goiás, os diretores das Regionais Jataí e Catalão farão visitas a Brasília, no Congresso e Senado.

Para o diretor da Regional Catalão, Thiago Jabur, esse passo rumo à autonomia das regionais foi dado graças aos esforços das gestões atuais e anteriores da UFG. “Estamos muito felizes por avançarmos nessa luta que é antiga e agradecemos a UFG por nos dar subsídios para o crescimento e por entender que esse é um processo natural de crescimento, sendo que a nova instituição será uma grande parceira da UFG”, comemorou.

Alessandro Martins, diretor da Regional Jataí, acredita que essa é uma enorme conquista para a comunidade acadêmica, municipal e regional, referente a um anseio de muitos anos. Ele garante que a comunidade já há muito tempo batalhava pela transformação da Regional em uma Universidade. “Estamos com uma grande agenda de trabalho para a próxima semana na qual teremos uma Assembleia Universitária, uma reunião com o Conselho Comunitário de Jataí e ainda uma Audiência Pública, com o objetivo de esclarecer a comunidade, tanto interna quanto externa, de todo o processo e também conclamar a todos para, juntos, traçarmos diretrizes tendo em vista o que queremos para a Universidade Federal do Sudoeste Goiano nos próximos anos”, comemora o diretor.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Destaque Última hora Ufcat UFSG