notícia criação novas universidades

Regionais da UFG vão se tornar universidades federais

Em 04/11/15 21:38.

O governador Marconi Perillo anunciou que Dilma Rousseff autorizou a criação de duas novas universidades

Texto: Michele Martins
Fotos: Carlos Siqueira

Em coletiva de imprensa no início da noite desta quarta-feira (4/11), o Governador Marconi Perillo, ao lado do Reitor da UFG, Orlando Amaral, anunciou que a presidente Dilma Rousseff encaminhará as medidas legais para a criação de duas novas universidades federais no Estado de Goiás. Essa decisão foi comunicada ao governador durante audiência com a presidente Dilma Rousseff, ocorrida na tarde do mesmo dia. De acordo com Marconi Perillo, a presidente deixou agendada também uma visita às cidades de Catalão e de Jataí no dia 19 de novembro, ocasião em que irá assinar as mensagens ao Congresso Nacional que acompanharão o projeto de lei para a criação das duas novas universidades federais em Goiás. "Esse anúncio é muito importante, considerando que ao longo de quase 60 anos, Goiás possuiu uma única universidade federal. Aliás, uma universidade que forma excelentes profissionais todos os anos", destacou o governador.

O reitor Orlando Amaral expressou a sua alegria com o anúncio da criação dessas duas novas universidades em Goiás, fruto do trabalho e dedicação de muitas pessoas desde a criação, na década de 1980, dos câmpus de Catalão e Jataí da UFG. Agradeceu ao governador Marconi Perillo pelo seu empenho na concretização dessa antiga reivindicação das comunidades de Catalão e de Jataí. Ele explicou que as duas regionais da UFG expandiram muito nesses últimos anos e que já possuem as estruturas básicas para criação das futuras universidades. Ressaltou, contudo, que serão necessários recursos adicionais na fase inicial de implantação dessas novas universidades. Esclareceu ainda que o orçamento anual de toda universidade é calculado com base no número de estudantes mas que na fase inicial de implantação de novas universidades, recursos adicionais são necessários para a implantação de novas estruturas físicas e aquisição de equipamentos e mobiliários.

Regionais

Com 35 anos de criação, a Regional Jataí possui 25 cursos de graduação, seis cursos de pós-graduação stricto sensu e diversas especializações, 339 docentes, 82 técnico-administrativos e cerca de 3.200 estudantes matriculados na graduação e pós-graduação. Em 1 de outubro de 2015, em cerimônia realizada na cidade de Jataí, o governador Marconi Perillo repassou ao reitor da UFG a escritura definitiva de uma área de 376 hectares, na qual está localizado o Câmpus Cidade Universitária José Cruciano de Araújo, em Jataí.

A Unidade Acadêmica de Catalão da UFG se tornou um Câmpus Avançado em dezembro de 1983. Hoje a Regional Catalão possui 30 cursos de graduação, 10 cursos de pós-graduação stricto sensu, diversas especializações e mais de 3.200 estudantes matriculados nos diversos cursos de graduação e pós-graduação. O corpo de servidores é composto por 295 professores, dos quais 140 possuem título de doutor, e 72 técnico-administrativos.

novas universidades

A criação das novas universidades federais é fruto do esforço conjunto de gestores da UFG e dos governos federal, estadual e municipais

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Última hora Regional Catalão Regional Jataí criação de novas universidades